quinta-feira, 8 de outubro de 2009

RN trabalha para ser área livre de aftosa com vacinação

O status de zona de risco médio para a febre aftosa, alcançado pelo Rio Grande do Norte no início deste ano, trouxe benefícios para a pecuária do estado. A afirmação é do superintendente federal de Agricultura, José Teixeira de Souza Júnior. De acordo com ele, a nova classificação facilitou o trânsito de animais para áreas livres da doença com vacinação, desde que cumpridas a quarentena e os procedimentos legais exigidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A segunda fase da campanha contra a doença de 2009 acontece durante o mês de outubro. E o objetivo do estado é ampliar a cobertura para atingir a meta do Mapa, que é tornar todas as áreas do País livre da aftosa até 2010, informou o superintendente federal do estado.

Na primeira etapa, realizada em abril, foi vacinado quase 84% do rebanho, que soma 889 mil cabeças, entre bovinos e bubalinos. Para isso, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) mobilizou 12 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) e os escritórios do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater/RN).

O responsável pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) no Rio Grande do Norte, Eleu Pereira, afirma que "a vacinação é fundamental para manter o status sanitário de médio risco, além de consolidar as ações de prevenção da enfermidade no estado".

* Fonte: Mapa - www.agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada