quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nordeste reivindica criação do PAC do semiárido contra a seca

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), Eduardo Salles, apresentou a proposta de criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do semiárido, destinando recursos não reembolsáveis para ações estruturantes e permanentes de convivência com o semiárido, durante debates sobre a reestruturação produtiva do semiárido nordestino, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Petrolina (PE).
Salles, que também é secretário de Agricultura da Bahia, lembrou que a seca não é algo a ser combatido, mas é preciso aprender a conviver com ela. "Não podemos nos enganar com as chuvas que estão acontecendo agora. A seca não acabou e vai acontecer todos os anos, em maior ou menor intensidade. Precisamos criar condições para produzir e viver com dignidade no semiárido", disse o secretário.
O presidente do Conseagri explicou que a proposta do PAC semiárido está centrada na implantação de reserva alimentar de palma forrageira em cada uma das cerca de 1,5 milhão de propriedades da Agricultura familiar da Região Nordeste, com recursos não reembolsáveis, e perfuração de poços artesianos e construção de pequenos barramentos nas comunidades para garantir a oferta de água para as pessoas e os animais. Eduardo Salles solicitou ainda a doação de máquinas perfuratrizes, com o conjunto de brocas, aos consórcios municipais do Nordeste, com o objetivo de acelerar a perfuração de poços e a oferta de água para os animais.
Salles lembrou que no início deste mês, em Fortaleza, a presidente Dilma anunciou pacote de R$ 9 bilhões para serem utilizados em medidas de combate aos efeitos da seca no Nordeste, incluindo máquinas retroescavadeira, caminhão-caçamba, carro-pipa, pá carregadeira e motoniveladora, e afirmou que "é importante também que as prefeituras recebam máquinas perfuratrizes".
"Os rebanhos do Nordeste estão se perdendo, e temos que ampliar as ações para minimizar os prejuízos", disse o presidente do Conseagri.
Para ele, com as perfuratrizes, as prefeituras podem cavar os poços com maior rapidez, aumentando o potencial de oferta de água, mesmo que salobra.
Salles alertou que também são necessários equipamentos sobressalentes, a exemplo das brocas, porque as prefeituras não têm recursos para comprá-las, acrescentando que "a doação desse tipo de equipamento é o sonho de todos os secretários de Agricultura do Nordeste".
Ações baianas
Segundo Salles, várias ações de convívio com a seca estão sendo implementadas pelo governo baiano, como o aumento no número de armazéns para estocagem de milho na Bahia, de 9 para 22. O secretário lembra que a concentração dos armazéns em poucos municípios dificultava a vida do criador. "Alguns criadores que precisavam adquirir 10 sacos de milho tinham que percorrer até 500 km, uma situação difícil e que nós precisávamos resolver com a instalação de novos polos de venda."
Salles também lembrou das dificuldades da chegada do milho dos armazéns do Centro-Oeste do País, localizados em Goiás, Mato Grosso, ao Nordeste. A partir dos leilões que estão sendo realizados, 20 mil toneladas de milho chegarão ao Porto de Salvador para depois ser distribuído, dando maior celeridade ao processo de entrega, e as outras 60 mil t, virão ensacadas, mas será comprada já do oeste da Bahia e da região do "Matopiba", que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde a colheita do milho já foi iniciada, disse.
Salles confirmou também a abertura de Biofábrica de Palmas, em Juazeiro, entre as ações emergenciais para o convívio com a seca. Segundo ele, a previsão é produzir cerca de 1 milhão de mudas de palma por mês, garantindo alimentação animal em períodos de estiagem. O investimento é de R$ 1,3 milhão do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).
O secretário falou ainda da implantação de unidades multiplicadoras de palmas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), nos municípios baianos, da sugestão enviada ao governo federal para a elaboração do PAC semiárido, da realização do SOS Seca e citou outras ações, como a construção de barragens subterrâneas, expansão do Garantia safra e do Bolsa Estiagem, medidas complementares do governo estadual, para viabilizar a estruturação do semiárido para o período de estiagem.
Milho para o NE
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza novo leilão de milho amanhã para atender a Região Nordeste. Na última sexta-feira, a Conab comprou 22 mil toneladas de milho, das 24.700 mil postas em leilão para atendimento aos produtores e criadores Rurais nordestinos.
A operação segue o modelo anunciado pela presidente Dilma Rousseff e definido na Medida provisória 610, de 2 de abril de 2013. O documento estabelece que o produto deve ser adquirido a granel e entregue pelo vendedor em cinco portos do Nordeste.
Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada