quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sindicato Rural de Lajes em parceria com o SEBRAE levará 15 produtores para festa do Boi

 Seminário do sebrae na festa do boi terça-feira, saída às 14hs.

A estrutura de beneficiamento permitirá o acompanhamento de todo o processo de envasamento de leite e produção de iogurtes e queijo frescal.
Cleonildo Mello

Para mostrar ao público como é o processo de beneficiamento do leite, o Espaço Empreendedor do Sebrae no Rio Grande do Norte na 50ª Festa do Boi terá uma mini-usina de laticínios. Além de fornecer informações técnicas, a unidade permitirá aos visitantes visualizar como é o processo de fabricação de derivados do leite. O evento será realizado no período de 11 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. As atrações que o Sebrae preparou para a festa podem ser conferidas no site http://espacoempreendedor.rn.sebrae.com.br/.

A mini-usina é proveniente do Instituto Candido Tostes, instalado na cidade de Juiz de Fora (MG), e demonstrará como é o processamento do leite, desde a recepção, análises laboratoriais e pasteurização. Montada com fórmica e vidro, a estrutura permite o acompanhamento de todo processo de envasamento de leite e produção de iogurtes e queijo frescal. Haverá também a degustação dos produtos. Na parte técnica, serão repassadas orientações dos técnicos sobre o processo de fabricação, higienização e qualidade para o público visitante.

A unidade é apenas uma das diversas atrações do Espaço Empreendedor na Festa do Boi, que, nesta edição comemorativa aos 50 anos do evento, faz uma justa homenagem à pecuária potiguar com o tema ‘História, Inovação e Tecnologia do Leite no RN’. O Espaço Empreendedor será estruturado em uma área de 2,7 mil metros quadrados e ambientado como se fosse um casarão antigo, dando aos visitantes a visão interna das moradias de época.

A grade de capacitação contempla 16 palestras, que abordarão as principais problemáticas da pecuária, envolvendo desde o manejo nutricional, morfologia das vacas leiteiras, fatores que influenciam na reprodução, o universo dos queijos brasileiros, a utilização da mandioca como ração animal, uso de biotecnologias e diferentes abordagens sobre a raça Girolando, que também será foco de exibição de filmes.

A programação terá ainda quatro minicursos, sendo três deles módulos do que ensina a formular raçaão para gado leiteiro, além de um sobre a análise sensorial de produtos lácteos. Também estão previstos encontros e debates sobre o panorama do projeto Balde Cheio no Rio Grande do Norte, melhoramento apícola e sobre Girolando, considerada a raça leiteira dos trópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada