quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prioridade é reconstruir depois da seca, diz Vieira


Imagem Interna
Dezembro, com as festas natalinas e do Ano Novo se aproximando, a preocupação de diferentes segmentos da economia é travar suas lutas mais imediatas. Enquanto o setor de comércio e serviços foca sua atuação nas vendas tradicionalmente infladas nesta época do ano, na agricultura a prioridade das lideranças é recompor as atividades despedaçadas com a seca e a crônica falta d’água no interior.

Antes que a paralisia das comemorações ponha em recesso toda a economia, diferentes segmentos buscam arrancar o máximo de dinheiro das emendas parlamentares coletivas e individuais para promover melhor suas agendas para 2013. Foi o que aconteceu em Brasília na semana passada, quando essas emendas beneficiaram várias entidades e instituições.

Na última hora, o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira, respirou, aliviado: o milho que provocou tantas idas dele a Brasília, finalmente começou a chegar. “Já tem o compromisso da Conab que, ainda neste mês, todos os produtores potiguares poderão retirar suas cotas completas e não apenas a metade como vinha acontecendo”, garantiu.

Vieira também conseguiu extrair R$ 3 milhões em emendas individuais da bancada parlamentar do RN para financiar várias ações da agenda agropecuária, desde apoiar a capacitação de trabalhadores rurais até a realização de exposições feiras pelo interior, uma atividade que será muito beneficiada com uma possível mudança de status do RN como livre de aftosa com vacinação.

“O ano de 2013 promete ser pautado pela palavra reconstrução”, disse no último sábado (01) o presidente da Faern, que já nessa semana promete ir a campo para cobrar da Petrobras uma posição sobre a nova logística de abastecimento de combustíveis da empresa em Natal, com o fechamento do Píer das Dunas.

“Esse é um problema que compromete e muito a atividade pesqueira no Porto de Natal, especialmente agora com a conclusão do terminal pesqueiro”, lembrou Vieira.

O presidente da Faern, que acaba de retornar de uma missão à China comandada pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu,  confirmou que outra ação agendada antes das festas de fim de ano é concretizar a ideia do presidente do Sindicato dos Produtores de Leite (Sindleite), Marcelo Passos, que articula uma caravana pelo interior a fim de ver de perto as conseqüências da seca no estado.

Uma primeira viagem dessas foi feita às vésperas da Festa do Boi, em outubro, pelo presidente da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores (Anorc), Júnior Teixeira, que percorreu durante três, com uma equipe de vídeo, as áreas mais atingidas pela estiagem.

Desta vez, a ideia de Marcelo Passos é mais ambiciosa: ele quer lotar um ônibus de autoridades e jornalistas para tomar, como ele mesmo diz “um banho de realidade”. No último sábado (01), ao comentar a iniciativa, José Vieira disse que apoiará a iniciativa e se for preciso ampliará a comitiva para transformar a ação num importante evento institucional de defesa da agricultora e do homem do campo no semiárido potiguar. Mas tranqüilizou:

“Nós queremos trabalhar junto com o governo na solução dos problemas e não apenas funcionar como um braço crítico das ações tomadas por ele”, afirmou Vieira.

Para ele, quando as chuvas voltarem, o que pode acontecer só na metade do primeiro trimestre de 2013, o maior problema será conjugar o verbo “reconstruir”. E acrescentou: “E essa é um tarefa de todos, sem exceção, independentemente de inclinações políticas e ideológicas”.


Fonte: O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada