terça-feira, 24 de julho de 2012

Entidades rurais e Sebrae debatem com a governadora os rumos do Programa do Leite


Imagem Interna
No final da tarde desta segunda-feira (23), a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com dirigentes de entidades rurais do estado e com o Conselho Deliberativo do Sebrae/RN para tratar de temas que envolvem a bacia leiteira potiguar, a isenção de ICMS para a indústria leiteira e os rumos do Programa do Leite.

Na conversa, a governadora ouviu o pleito das entidades, que desejam um aumento no valor pago aos produtores rurais que fornecem leite para o programa governamental (passando dos atuais R$ 0,93 para R$ 1,00 pelo litro de leite) e o fim das especulações sobre a compra de leite em pó para o incremento no Programa do Leite.

De acordo com o presidente da Faern, José Vieira, esses dois pontos são fundamentais para as entidades rurais. “Acredito que toda a sociedade sabe da importância do Programa do Leite e dos seus benefícios para a cadeia produtiva e para a população carente. E também deve saber sobre a dificuldade que é produzir no meio dessa seca brava e com insumos aumentando todos os dias. É por isso que pedimos um preço justo para os produtores de leite. Somado a isso, também pedimos o fim dessa possível compra de leite em pó para suprir a demanda do programa. Com essa alternativa, a cadeia leiteira e os seus inúmeros produtores é que perderão”, ressaltou Vieira.

Comissão formada

Na reunião com Rosalba Ciarlini, as entidades e o Governo decidiram formar uma comissão que deverá analisar os próximos passos do Programa do Leite e o possível aumento no preço pago pelo litro de leite aos produtores. A primeira reunião do grupo (formado pela direção da Faern, Anorc, Sinproleite, Sindileite e secretarias do governo) deverá ocorrer nesta quarta-feira (25) na sede da Secretaria de Agricultura do RN (Sape), às 09:00h.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, essa comissão analisará também outros pontos tocados na reunião desta segunda-feira com a governadora. “Iremos conversar sobre a compra do bagaço de cana para incrementar a alimentação de nosso rebanho e também sobre a isenção de ICMS para as indústrias leiteiras”, explicou José Vieira.

Na reunião desta segunda-feira (23), os dirigentes de entidades rurais também entregaram para a governadora um documento com pedidos e apontamentos de melhorias para o setor rural. “É a nossa contribuição. As nossas sugestões e o pedido de uma maior valorização do homem do campo”, resumiu o presidente da Anorc, José Teixeira Júnior.

 A reunião, que foi proposta pelo presidente do Conselho do Sebrae, Silvio Bezerra, contou com a presença do presidente da Fiern, Amaro Sales, do superintendente do Sebrae no estado, Zeca Melo, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Álvares Vieira, e de outros dirigentes de entidades rurais e membros do Conselho Deliberativo do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada