quinta-feira, 26 de julho de 2012

Energia eólica – Palestra movimenta produtores rurais


Imagem Interna
Em 2009, a Empresa Brasileira de Pesquisa Energética divulgou que o Rio Grande do Norte era o estado mais promissor na geração de energia eólica em todo o País. O bom resultado foi confirmado com os leilões promovidos pela empresa e que aprovaram o RN com 64 projetos, que resultarão em uma produção de mil megawatts de energia eólica nos próximos anos e seis mil empregos diretos.

E foi para tratar desses números positivos e da história da energia eólica no Brasil, que nesta terça-feira (24), a sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) recebeu a palestra “Micro geração de energia eólica”, apresentada pelo diretor da empresa Canoas eólica, Egberto Neves, e pelos pesquisadores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Lindolfo Araújo Filho e Paulo Donizete.

Na conversa, diversos produtores rurais do estado puderam acompanhar as idéias e os novos projetos do segmento eólico e da possível participação desses produtores no boom da energia limpa. “Hoje, a energia eólica é vista como uma das mais promissoras fontes de energia renovável, constituindo uma alternativa para diversos tipos de demanda. Principalmente nas zonas rurais”, afirmou Egberto Neves.

De acordo com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, a palestra é importante para conscientizar os produtores do seu papel nesse novo mercado que se abre. “Acredito que muitos sairão daqui com outra visão sobre a energia eólica. Um novo olhar para esse mercado que se abre e que poderá trazer bons frutos para a classe dos produtores rurais”, afirmou Vieira.

Adequado para zonas rurais

Na reunião, os palestrantes explicaram as vantagens dos aerogeradores de pequeno e médio porte, com alta tecnologia para a média de ventos de 10m/s. “O grande interesse por fontes renováveis está relacionada à segurança energética, a redução de gases do efeito estufa e também as novas perspectivas de atividades econômicas. E acredito no potencial dos produtores potiguares. É por isso que os nossos aerogeradores são feitos sob medida para esse público. afinal, eles são totalmente adequados para operar nas zonas rurais mais afastadas e sem rede de energia elétrica”, afirmou Lindolfo Filho.

No encontro, os palestrantes também comentaram sobre as vantagens do aerogerador. “Ele possui um alto rendimento, tem um custo adequado para os produtores, um designer bonito, robusto e durável, e possui a qualidade de acumular energia por mais tempo”, resumiu Egberto Neves.

Cosern desenvolve atlas da energia eólica

Entre 2002 e 2003, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), mapeou o RN e produziu um atlas com os pontos mais importantes para quem deseja investir na energia eólica do estado.

Na pesquisa, o litoral potiguar, com extensão de 400 quilômetros, foi destacado como a área que mais concentra projetos de parques eólicos. No texto da Cosern, a faixa apresenta uma grande área de dunas e formações arenosas, orientadas segundo a direção dos ventos alísios.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada