terça-feira, 27 de setembro de 2011

Senar/RN participa do Pronatec 2012


No próximo ano o Senar/RN irá participar de mais uma edição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e irá qualificar futuros profissionais de todo o Brasil, com o intuito de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada que incluem cursos de qualificação, atualização e aperfeiçoamento neste nível de formação profissional.

De acordo com o superintendente do Senar, Otávio Tavares (foto), a instituição participou no último dia 15 de webconferência envolvendo todas as regionais do Senar e que definiu as cadeias produtivas que serão trabalhadas. “Na webconferência, que contou com a participação de integrantes do Ministério da Educação, ficou definido que tipologias e cadeias produtivas participariam e o quantitativo de alunos a ser atingido no próximo ano no Pronatec. A exigência do MEC no Programa é que cada curso tenho no mínimo 160 horas de duração e o estabelecido foi o curso de 19.200,00 reais por cada turma de 15 alunos”, lembrou Tavares.

O Senar nacional, com base no Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2011, definiu um número prévio de 469 alunos que deverão ser atingidos pelo Rio Grande do Norte no Pronatec deste ano. Mas, segundo o superintendente do Senar, esse número de alunos aumentará. “A avaliação que fizemos permitiu ampliar este quantitativo para 750 nos quatro tipos de cursos enviados”, ressaltou Otávio Tavares.

Cursos definidos

Os cursos em três cadeias produtivas que serão trabalhados no Pronatec 2012 serão  de Pedreiro Rural (cadeia produtiva de construção civil) com 15 turmas de 15 alunos cada, perfazendo um total de 225 pessoas e tendo 160 horas, curso de Pintura e Instalações Elétrica e Hidráulica de Imóvel Rural (cadeia produtiva de construção civil) com 15 turmas de 15 alunos cada, perfazendo um total de 225 pessoas e tendo 176 horas, curso Cadeia Produtiva da Apicultura com 10 turmas de 15 alunos cada, perfazendo um total de 150 pessoas e tendo uma carga horária de 160 horas e curso Cadeia Produtiva da Bovinocultura com 10 turmas de 15 alunos cada, perfazendo um total de 150 pessoas e tendo uma carga horária de 160 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada