sexta-feira, 24 de junho de 2011

Senadora Kátia Abreu assume presidência da FAET




A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, tomou posse na noite desta segunda-feira (20/6) na presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), em solenidade realizada no auditório Milton Aguiar Franco, na sede da entidade, em Palmas, que ficou pequeno para o número de convidados presentes. O evento, transmitido ao vivo para todos os municípios do Estado pela RedeSat (TV Cultura) e pela Radio Palmas/FM, contou com a presença do governador do Estado, Siqueira Campos, do prefeito de Palmas, Raul Filho, e do vice-governador, João Oliveira, entre outras autoridades locais.


A senadora Kátia Abreu foi eleita em maio último com o voto 32 dos 38 presidentes de sindicatos rurais do Estado com direito a voto. Em um discurso forte, que emocionou o público presente, formado por presidentes de sindicatos rurais, produtores e autoridades públicas, a nova presidente da FAET destacou que retoma tarefas interrompidas, “seja para completá-las, seja para lhes dar novos rumos, seja para impregná-las com idéias e experiências recém-adquiridas”. Esta é a quinta vez que ela assume a presidência da FAET.


Ela enfatizou, ainda, a conciliação das atividades como senadora e liderança agropecuária do Estado e do País, afirmando que lutará pelos mesmos ideais em ambas as funções. “A união dos mandatos é uma prova do desejo do povo e representa uma tarefa de esforço em minha vida. E hoje só estou aqui por que o Tocantins me permite. Permite que mesmo sendo senadora e representante da agropecuária eu fale as mesmas coisas e lute pelos mesmos objetivos”, disse a senadora.


Um dos projetos que a presidente da CNA e da FAET pretende defender é a efetivação da hidrovia no Rio Tocantins. Segundo ela, com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, a hidrovia será essencial para que Tocantins possa atrair o empresariado para investimentos. Na sua avaliação, a hidrovia é o modal de transporte mais barato e que menos polui o meio ambiente. No entanto, ressaltou, o que se vê ultimamente é um privilégio às usinas hidrelétricas, sem um planejamento para a construção de eclusas para permitir a navegabilidade nos navios. “Vamos lutar para que as eclusas de Lajeado e Estreito possam ser incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para que essa hidrovia saia de Palmas e vá até a eclusa de Tucuruí (PA)”, completou.


Além de alguns dos principais políticos do Estado, participaram da cerimônia de posse o vice-presidente Executivo da CNA, Fábio de Salles Meirelles Filho, o vice-presidente Diretor da Confederação, José Ramos Torres de Melo Filho, o superintendente da CNA, Moisés Gomes, e o secretário-executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara.


Ações para o setor


Ontem pela manhã, a senadora Kátia Abreu participou de reunião na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agricultura (Seagro) para discutir a formação de parceria com o governo estadual para desenvolver o agronegócio no Estado. Na pauta do encontro com o secretário Jaime Café, projetos voltados à irrigação, piscicultura e silvicultura, entre outros. Durante a reunião, o secretário da Agricultura falou sobre a instalação de eclusas no Rio Tocantins, tendo em vista a criação da hidrovia Araguaia-Tocantins. Na sua avaliação, o Estado precisa do apoio dos parlamentares para conseguir a participação do Governo Federal nesta iniciativa.


A presidente da FAET colocou-se à disposição para colaborar com o projeto. “Nós precisamos nacionalizar essa idéia da hidrovia, porque o setor agrícola, as indústrias e o comércio com Estados vizinhos terão um ganho efetivo”, defendeu. Estiveram no encontro o secretário de Estado das Oportunidades, Omar Hennemann, os presidentes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Geraldino Ferreira Paz, e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Olimpio Mascarenhas, do secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, e dos subsecretários Ailton Araújo (Energias Limpas), Miyuki Hyashida (Aquicultura e Pesca) e Rodolfo Botelho (Assentamentos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada