sexta-feira, 3 de junho de 2011

Produtores rurais de Sitio Novo recebem curso do SENAR-AR/RN




A Associação Comunitária Chiquinho Fernandes, localizada no Distrito Serra da Tapuia em Sítio Novo, na região Trairí, fez sua primeira colheita de mel no dia 21 de maio. Após um curso de apicultura promovido pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural de Barcelona.

Na ocasião, a associação pleiteou um projeto completo de apicultura no Programa de Desenvolvimento Solidário – PDS e foi contemplada. Com isso, em 2010 recebeu uma Casa do Mel.

Hoje o projeto conta com uma casa de mel, 45 colméias, centrífuga, decantadores, mesa desoperculadora entre outros materiais e equipamentos necessários para o manejo da atividade. No momento as colméias estão divididas em dois apiários, sendo que 33 já estão ocupadas e dessas, duas já estão produzindo e oito em início de produção. As demais estão em processo de desenvolvimento.

Assistência

Mesmo o mel sendo colhido de apenas duas colméias, que atingiram a marca de aproximadamente 26 kg, o grupo de produtores rurais da Serra da Tapuia ficaram entusiasmados com o que poderão alcançar com mais trabalho.

De acordo com Alexandre Lemos, educador do Senar e responsável pelo curso na comunidade rural, esse envolvimento da população é fundamental para o bom desempenho do projeto. “Essa parceria com o Sindicato Rural de Barcelona e com os produtores foi muito salutar. Fico feliz que com essa primeira colheita. E o mais importante: que eles saibam que tudo isso partiu deles próprios”, finalizou o educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada