terça-feira, 22 de março de 2011

Raça Ovina 100% brasileira participa da FEINCO


Uma das novidades que promete chamar a atenção dos visitantes da 8ª Feinco – Feira Internacional de Caprinos e Ovinos é o Soinga, ovino cem por cento brasileira, conhecido como a raça do Semi-Árido. Um grupo de 30 associados da Acosb – Associação dos Criadores de Ovinos Soinga do Brasil, sediada no Estado do Rio Grande do Norte, desembarca na feira com a missão de divulgar a raça.

Durante os cinco dias, no Agrocentro, na capital paulista, os ovinocultores nordestinos vão mostrar as qualidades desses animais, inclusive estão organizando, junto com Aspaco – Associação Paulista de Criadores de Ovinos e o Grupo Savana, uma degustação da carne preparada especialmente pelos chefs da Cozinha Interativa.
Rústica, adaptada às condições adversas do semi-árido, carne com marmoreio e sabor diferenciados e pele de grande valor comercial, devido à sua boa qualidade, a raça Soinga, segundo o presidente da Acosb, Diel Figueiredo, já está aguardando as novas diretrizes para homologação dos ovinos no Brasil, que estão sendo elaboradas por uma equipe de geneticistas da Arco – Associação Brasileira dos  Criadores de Ovinos e Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Entretanto, a Arco já autorizou o inicio da marcação dos animais, a cargo do inspetor de registro, Marconi Sales, e supervisionada pelo diretor-técnico da Acosb, Tadeu Pontes. Desta forma, dentro dos padrões oficiais estabelecidos pela  Acosb e Mapa, no ano passado foram iniciados os trabalhos de identificação dos animais do rebanho Soinga que, hoje, supera 10.000 cabeças, apenas no Nordeste do Brasil.

Diel Figueiredo acredita que a homologação é importante, porém, na sua opinião, é apenas um detalhe, pois o que a raça Soinga precisa é ser reconhecida com uma opção para a melhoria da produção nacional de carne ovina no Brasil. 

A  Acosb desenvolve um trabalho diferenciado de outras associações. “Nosso interesse é voltado para a produção de carne, iniciando pelo semi-árido, onde temos as condições mais adversas do Brasil, e expandindo para o tapete verde do Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, afirma o presidente da Acosb.
Uma nova opção
Os animais que farão parte da Feinco pertencem ao selecionador Edo Malmann, vice-presidente da Acosb, proprietário da Fazenda Rondon, Paraná, que adquiriu alguns exemplares Soinga e vai expô-los no seu estande junto com ovinos de outras raças de seu rebanho. Essa parceria entre o Nordeste e Sul brasileiros é o primeiro passo para a realização de um trabalho inédito no Brasil e no mundo, o projeto CCCI – Carneiro da Caatinga com Carcaça Internacional, iniciativa da Acosb, UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fazenda Rondon e a Editora Agropecuária Tropical.
O projeto vai desenvolver um carneiro deslanado, para a produção de carne, conservando as grandes qualidades do ovino Soinga: rusticidade, precocidade, prolificidade, habilidade materna e carne com marmoreio diferenciado, e preservando a carcaça dos outras raças envolvidas no projeto.
A primeira fase, com duração de 48 meses, será desenvolvida na Fazenda Rondon, em um centro de melhoramento genético, montado especificamente para o projeto, onde os reprodutores Soinga cruzarão com matrizes das raças ovinas Poll Dorset, Texel, Ile de France e Lacaune. O trabalho será acompanhado por técnicos melhoristas da Acosb, UFRN e Sape – Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, entre outras entidades. A segunda fase, de 24 meses, ocorrerá em um Centro de Melhoramento Genético do CCCI, montado por um Núcleo de Criadores Sócios da Acosb.
Ao final do programa, surgirá o primeiro ovino deslanado com carcaça dentro dos padõres internacionais, desenvolvido para o mercado de carne mundial: o carneiro Potiguar.
Sobre o Soinga
Conhecida como a raça do semi-árido, o Soinga é um animal “tricross”, resultado de cruzamento entre as raças Bergamacia, originária da Itália, Morada Nova Branca, selecionada no Nordeste do Brasil, e Somalis Brasileira, da África do Sul. Deste cruzamento surgiu o Soinga, um ovino rústico, precoce, pesado e prolífero, num habitat totalmente integrado às condições adversas do Semi-Árido.
Para mais informações sobre a raça, acesse o site da Acosb (www.ovinosoinga.com.br).
Informações FeincoAgrocentrowww.feinco.com.br
feinco@agrocentro.com.br
Tel. (11) 5067-6770

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada