quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sindicato de Lajes assina termo de cooperação técnico com SENAR/RN


Nesta terça-feira (01), a direção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Rio Grande do Norte apresentou para os presidentes de sindicatos rurais do estado a sua dinâmica aplicada no ano de 2010 e os projetos e ações para 2011.

A reunião, que foi promovida durante todo o dia no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, reuniu diversos presidentes de sindicatos e mobilizadores de suas regiões. No evento, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira e o superintendente do Senar, Otávio Tavares, apresentaram as metas para esse ano e os programas como o Sindicato Forte, Olimpíadas Rurais e Inclusão Digital Rural. Esse último já começando suas atividades depois do período do carnaval. “Quero informar aos nossos presidentes que teremos muito trabalho em 2011. Muitos cursos e programas. A prova é o ônibus que será utilizado no Inclusão Digital Rural e que ficará 6 meses aqui no RN para servir aos produtores rurais”, explicou Vieira.

De acordo com o superintendente do Senar, Otávio Tavares, a maior contribuição que os presidentes de sindicatos devem fazer para fortalecer a sua instituição é buscar novos filiados e trabalhar pelos que já possui. “Vocês tem que ter a consciência que são a ponte entre o produtor e a Federação da Agricultura e o Senar. Vocês são a primeira referência do produtor. Então vamos trabalhar por ele. Proporcionar bons cursos para eles. Para o desenvolvimento pleno deles”, ressaltou Tavares.

Sindicato Forte

Na apresentação desta terça-feira o assessor do Senar, Hélio Pignataro, explanou para os presentes os pontos principais do programa Sindicato Forte, que já existe em outros estados e que agora em 2011 chegará ao Rio Grande do Norte. “o Sindicato Forte é o carro chefe dos programas do Senar para 2011. Com ele será possível trazer outros para o estado. Mas precisamos trabalhar todos os tópicos desse programa, fortalecendo os sindicatos rurais e ai sim, executar plenamente os outros programas nacionais”, informou Pignataro.

De acordo com José Vieira, o Sindicato Forte é nada mais nada menos que a união dos presidentes de sindicatos rurais na melhoria dos trabalhos oferecidos pelos seus sindicatos. “Acredito que todos vocês saibam da importância de ter uma instituição que funcione de verdade. Que lute pela classe produtora. E é isso que é o foco principal do programa: a defesa dos produtores. A confirmação que naquele sindicato ele será bem representado”, ressaltou Vieira.

Contribuição Sindical

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, explicou que todos os planos para esse ano somente serão possíveis se o produtor contribuir com a instituição, e isso passa pela Contribuição Sindical. “Vocês são cientes que nada se constrói sozinho. E o sindicato rural, que é a base do produtor, necessita desse apoio. Ele (o produtor rural), deve saber que sem essa contribuição quase nada vai andar na sua entidade de classe”, informou Vieira.


Vestir a camisa

 Em todos os momentos da reunião com os presidentes de sindicatos rurais uma idéia ficou muito forte. A idéia de que é necessário vestir a camisa de produtor rural. A certeza que somente com união e trabalho será possível alcançar as metas dos sindicatos e dos seus representados. “Se não existir uma integração entre Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Federação e sindicatos rurais, o maior perdedor será o produtor, quer dizer: nós todos”, explicou Otávio Tavares.

De acordo com José Vieira, a maior certeza que o bom trabalho do conjunto está indo no caminho certo é o próprio local onde foi promovido o encontro, o Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu. “Aqui está a prova concreta de que a união de vocês gerou bons frutos. Esse centro de treinamentos é a confirmação máxima. Agora vamos trabalhar com esse mesmo ideal para aglutinar novos projetos e ações para 2011”, finalizou Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada