terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CNA e Secretários de Agricultura debatem Novo Código Florestal


A Confederação Nacional da Agricultura  recebe nesta terça-feira, a partir das 14h,  os   Secretários de Agricultura de todo Brasil, que integram o Conseagri, para debater a proposta de atualização do Código Florestal Brasileiro.  A Presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, e o relator, deputado Aldo Rebelo, vão  esclarecer os principais pontos da proposta que tramita no Congresso e explicar porque é importante modificar a lei, antes de junho deste ano.
A presidente da CNA vem alertando  há muito tempo que se o Congresso Nacional não aprovar logo a proposta de atualização do Código Florestal, a produção agropecuária brasileira será prejudicada. E quem vai pagar por isso é o consumidor brasileiro que terá menor oferta de alimentos e aumento exacerbado dos preços.
A Senadora Kátia Abreu quer deixar claro que a proposta não permite  novos desmatamentos. Pelo contrário,   um dos seus dispositivos proíbe a abertura de novas áreas por cinco anos. “Não vamos aumentar o desmatamento com o relatório. Temos área suficiente hoje para triplicar a produção de grãos e quadruplicar a produção de carne”, afirma.
Mas a presidente da CNA ressalta que o crescimento da produção agropecuária nacional depende de um quadro de segurança jurídica no campo que envolva a atualização da legislação ambiental e garanta a legalização de 90% da atividade rural desenvolvida no País. Para Kátia Abreu, o melhor caminho é a aprovação da proposta do relator, deputado Aldo Rebelo.
A Presidente do Conseagri, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, lembra que é a primeira vez que o setor rural tem a chance de acompanhar a redação do código ambiental. “É preciso uma participação mais efetiva da categoria para que tenhamos uma lei que condiz com a realidade. É necessário harmonizar a relação entre o meio ambiente e a produção de alimentos", afirma a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul.

CONSEAGRI
 
O Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura  é um fórum de discussão do agronegócio brasileiro e desde sua criação - agosto de 2007 - vem realizando importantes reuniões itinerantes nos estados brasileiros. Assuntos como sanidade, recursos federais, safra, rastreabilidade, economia e mercado, exportações, barreiras comerciais e tarifárias, linhas de crédito, logística e infraestrutura, meio ambiente, entre outros tantos assuntos já foram debatidos pelos Secretários Estaduais de Agricultura.

Assessoria de Comunicação CNA
(61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada