quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Caprinocultura é incentivada


Através do projeto Sertão Produtivo, desenvolvido pela Seagri e que compõe o Programa Terra de Valor, são distribuídos caprinos e ovinos, (fêmeas mestiças e machos Puro de Origem das raças Anglo Nubiano, Bôer, Dorper e Santa Inês), às famílias de agricultores familiares nos municípios.
As raças distribuídas possuem dupla aptidão (carne e leite) e se adaptam muito bem ao semiárido, com alta taxa de fertilidade e baixo custo de criação. Em 2009, foram atendidas 7.785 famílias, em 125 municípios, com 38.265 animais entregues.

Cada família selecionada recebeu cinco matrizes melhoradas de caprinos ou ovinos. O melhoramento genético do rebanho é garantido através da distribuição dos animais em regime de doação rotativa. Na segunda etapa, cada família doará a mesma quantidade de animais para uma segunda família, num prazo de 18 meses.
Os agricultores se organizam em associações ou cooperativas e no prazo de 18 meses, cada família contemplada deverá entregar o mesmo número de animais a uma segunda família, garantindo o prosseguimento do projeto e a ampliação do número de agricultores familiares beneficiados.
A Secretaria da Agricultura criou comissões locais em todos os municípios, formadas pelo secretário municipal da Agricultura ou técnico indicado por ele, sindicato dos trabalhadores rurais, representante da associação ou cooperativa dos beneficiados pelo programa, representantes da Adab e EBDA.
Estas comissões tiveram a missão de inspecionar os animais para verificar a qualidade e realizar a vistoria sanitária com poder de aceitar ou rejeitar até todos os animais, obrigando o fornecedor a entregar novo lote, de acordo com as especificações.
Promover o desenvolvimento sustentável de forma socioambiental, preservando a Mata Atlântica, através da instalação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) diversificados com a manutenção e recuperação da lavoura cacaueira dos territórios do Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul é o objetivo do Programa Mata Verde, desenvolvido pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/Seagri) em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Assegurar sementes e mudas de boa qualidade, no tempo certo, para os agricultores familiares da Bahia. Esse é o objetivo do Programa Semeando da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - Seagri, através da Suaf e da EBDA.
Desde 2007, mais de 100 bancos de sementes de produção própria foram formados, 100 silos adquiridos e disponibilizados para o armazenamento, 200 agricultores familiares foram qualificados em produção de sementes. Na Safra verão 2008/2009 foram 1.806.269 Kg de sementes distribuídas, e 80.241 famílias beneficiadas.
Na Safra Verão 2009/2010, 1.143.425 kg de sementes distribuídas, com 78.854 famílias atendidas. No período de 2007 a 2009, 7.628,4 toneladas distribuídas, 4.760 agricultores beneficiados com os bancos comunitários de sementes próprias, 280 agricultores familiares qualificados para implantação e desenvolvimento de campos de produção de sementes.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada