sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Rio Grande do Norte é destaque em exportação de mel e em revista nacional

O projeto Apis Nordeste vem colhendo excelentes resultados provenientes das ações realizadas em 2009 junto aos apicultores potiguares. No último ano, o Estado obteve um crescimento de 180% nas exportações de mel em relação à igual período de 2008.

A estimativa de produção em 2009 é de 2,2 mil toneladas. Em 2010, o projeto deverá focar as ações na adequação dos entrepostos e produtos para começar a exportar para a União Européia e intensificar o desenvolvimento da apicultura nas regiões do Seridó e Mato Grande.

Segundo o gestor estadual do Apis Nordeste, Valdemar Belchior Filho, o sucesso da atividade no Estado tem como principal motivo a orientação técnica dos apicultores, que vem aumentando a produtividade e trazendo melhoria na qualidade do produto. “Em 2009, aproximadamente 6 mil apicultores passaram por capacitação, com o apoio do Sebrae-RN, Federação dos Apicultores, Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA, USP - Ribeirão Preto, Governo do Estado e prefeituras municipais”, lembra Valdemar.

Como prova do expressivo crescimento da atividade no Estado, a apicultura do Rio Grande do Norte foi destaque na edição de janeiro deste ano da Revista Globo Rural, de circulação nacional, ocupando oito páginas com fotos do repórter fotográfico Ernesto de Souza e texto da jornalista Clarice Couto.

Outra razão para o significativo desenvolvimento da atividade foi a introdução de técnicas desenvolvidas no Centro Tecnológico Temático de Apicultura – CETEC, que há 3 anos desenvolve ações de otimização junto aos produtores rurais da região de Mossoró e municípios próximos. Técnicas como o melhoramento genético das rainhas e monitoramento da luminosidade, temperatura e umidade das colméias são repassadas aos produtores, que vêm aumentando a produção a cada dia.

Para este ano também está programado o 10º Congresso Ibero-Latinoamericano de Apicultura, que acontecerá de 11 a 14 de outubro, no Centro de Convenções de Natal e reunirá importantes instituições e especialistas no assunto. O Sebrae-RN representa um importante papel no bom desempenho dos produtores, buscando parcerias e desenvolvendo ações de capacitação em diversos municípios do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada