quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CE: produtores fornecerão leite de cabra ao Fome Zero

Pequenos produtores dos municípios de Quixadá, Choró, Banabuiú e Ibaretama, serão os primeiros do interior do Ceará a fornecerem leite de cabra para o Fome Zero. A entrega do insumo alimentar começou nesta segunda-feira (01/02). Em princípio, serão 400 litros por dia, mas a demanda poderá chegar a até 1,5 mil litros. Havendo oferta, a compra estará garantida, informou o presidente da Associação dos Caprinocultores Leiteiros de Quixadá (Acalq), João Alberto e Silva.
Vinte e seis criadores já aderiram ao programa do Governo Federal. O leite será comprado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado a R$ 1,20 o litro. Após o beneficiamento na Usina Campo Verde, em Quixeramobim/CE, o produto será distribuído nas escolas públicas daquela cidade, por meio do programa federal criado em 2003 para assegurar alimentação às famílias de baixa renda. "Para as crianças o benefício é ainda maior, pois aproximadamente 6% delas têm sintomas de alergia ao leite de vaca", destaca João.
"Além de surgir como um excelente instrumento para fortalecer a cadeia produtiva do leite especial, o incentivo econômico, com preço estável e justo, assegurando a compra sem a interferência de atravessadores, estimulará os pequenos produtores da região a montarem uma usina de beneficiamento, em sistema de cooperativismo", avalia o presidente da Acalq. "Com as boas perspectivas, logo surgirão mais associados", estima João.
 
* Fonte: Diário do Nordeste de 02/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada