quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tauá mobiliza região com Fest Berro 2010

Com programação renovada, a feira da ovinocaprinocultura de Tauá espera movimentar setor pecuário da região.Começa hoje, no Parque de Exposições deste Município, a VIII Feira de Negócios de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns (Fest Berro 2010), evento reconhecido como um dos maiores da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura cearense.

O Fest Berro é, também, uma vitrine dos avanços do setor na região, além de ser uma oportunidade para que os produtores se reúnam e troquem experiências e informações. Consultorias, treinamentos e palestras voltados para temas como manejo alimentar e nutricional de caprinos e ovinos e o aprimoramento desses rebanhos farão parte da programação técnica.Este ano, o Fest Berro traz novidades, como vaquejadas, leilões mistos, feira da agricultura familiar e encontro ecológico. Foi ampliado com a introdução de eventos e feiras paralelas, com a finalidade de movimentar ainda mais o evento, que é esperado pelos produtores e população de Tauá e região. "É o maior evento da região, aguardado durante todo o ano", afirma o secretário-adjunto de Agricultura, Emilson Costa.

Segundo ele, nestes cinco dias de evento, o Município recebe grandes produtores de todo o País, que trazem os seus melhores animais para participarem do Fest Berro. "Inovar sempre será a nossa busca para dinamizar o evento", afirma o secretário, justificando a ampliação na programação do Fest Berro. Acrescenta ainda que a estiagem também foi motivo para expansão do evento, já que, devido à falta de chuvas neste ano, é esperada pela organização a diminuição no número de animais. "Então, buscamos novas alternativas para movimentar a Feira", diz o secretário-adjunto.

De acordo com o secretário, cerca de 30 mil pessoas circularão pela Feira nos cinco dias, de hoje até o dia 21, entre produtores, agricultores, ambientalistas, técnicos e população em geral, sem contar com a juventude que estará presente de forma maciça nos shows culturais e musicais, que farão parte do evento todas as noites.

Atrações conhecidas nacionalmente, como as bandas Garota Safada, Solteirões do Forró, Forró do Muído e Dorgival Dantas estarão se apresentando a partir de amanhã, às 22hs, no Parque da Cidade.

Tauá tem uma ligação especial com a ovinocaprinocultura. Possui atualmente o maior rebanho do Estado e desenvolveu um produto gastronômico que tornou-se destaque e referência na região: a manta de carneiro de Tauá. Ela é considerada parte da cultura culinária desta parte do Ceará.

A manta de carneiro de Tauá é produzida de forma artesanal, com conhecimentos repassados por familiares há gerações e contendo aspectos próprios da cultura local.

Informações: Secretaria de Agricultura de Tauá
(88) 3437.2266
Autora: Silvania Claudino. Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada