quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Negócio Certo Rural

Artigos

Por José Ferreira de Melo Neto
Pode haver negócio certo na área rural? No semi-árido, quando se trabalha a terra esperando pacientemente a chuva - nem sempre disposta a colaborar -, parece incoerência falar em Negócio Certo Rural . Este é exatamente o nome de um programa que será executado pelo Sistema FAERN/SENAR, em parceria com o Sebrae. Concordo com a ousadia do título, por certo proposital. Chama a atenção para a possibilidade de minimizar as incertezas da produção no meio rural.
O lançamento do programa ocorreu ontem, no Centro de Treinamento Senadora Kátia Abreu, com a presença da diretoria das instituições envolvidas. A solenidade aconteceu no espaço da 48ª Festa do Boi, inaugurada no último sábado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. A maior e mais tradicional feira agropecuária do Rio Grande do Norte e até do Nordeste cresce em importância, a cada ano, no cenário nacional. A Festa do Boi já é uma marca. Leilões, exposições de máquinas agrícolas, desfiles de animais, tecnologias inovadoras são apenas algumas das atrações. Anualmente, primeira quinzena de setembro, expositores, comerciantes, criadores, agropecuaristas ou simples visitantes, todos se alvoroçam ante a perspectiva do início da feira. Confesso que, urbano que sou, por tradição e vocação, gosto de sentir o pulsar do campo na Festa do Boi.
Dispensável falar em números, mas em 2010 há a expectativa de 400 mil visitantes, cinco mil animais expostos, e negócios da ordem de R$ 100 milhões. Mas o agronegócio é muito mais. No Espaço Empreendedor: Negócios e Oportunidades Rurais o Sebrae tem opções para públicos diversos: o trabalhador da agricultura familiar, o empreendedor rural, o cooperativista ou o investidor que resolve apostar na força do campo. Destes, alguns (poucos), por saudosismo; muitos (quase todos), antevendo lucros.
Como qualquer negócio, os que envolvem a agricultura e a pecuária também exigem planejamento, capacitação (gestão), tecnologia e informação, além de, logicamente, capital. Este último é encontrado junto aos bancos oficiais. No Espaço Empreendedor, em estandes temáticos, estão sendo mostrados os principais aspectos dos projetos que o SEBRAE desenvolve no agronegócio, indo da apicultura ao leite e derivados; da floricultura à palma forrageira. Dois segmentos têm grande relevância em 2010: fruticultura e horticultura, esta de cultivo orgânico e sustentável, desenvolvida em sua maioria por produtores da agricultura familiar.
Consultores especializados atenderão aos visitantes, gratuitamente, fornecendo informações técnicas e de mercado aos interessados em determinado segmento. Publicações serão comercializadas, assim como produtos do agronegócio e do artesanato, estes dois últimos em uma feirinha com 60 barracas. A gastronomia será outro ponto alto, com incorporação de ingredientes locais às receitas, no festival Agrosabor.
Uma novidade em capacitação é o programa Negócio Certo Rural , que já citei. O produtor se dedicará ao planejamento e à administração de pequenos negócios, com direito a receber orientações de um consultor, diretamente na sua propriedade.
Tecnologia é outro componente essencial para a convivência do produtor com as incertezas climáticas do semiárido. A pastagem, nativa ou cultivada, quando incorpora técnicas de ensilagem e de fenação, melhora o rendimento médio dos rebanhos, também beneficiados com a tecnologia da palma adensada e irrigada. Mais opções para o empreendedor da área rural. Publicidade

*José Ferreira de Melo Neto é diretor superintendente do Sebrae/RN. Artigo publicado no Jornal Tribuna do Norte - Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada