
O seminário, idealizado pelo Sistema FAERN/Senar, contou com um dia inteiro de debates no Hotel Praia Mar, na capital do Estado. Foram apontadas as dificuldades e alternativas enfrentadas pelos produtores rurais do Rio Grande do Norte, em conteúdo que subsidiou a construção de um documento inédito que será entregue aos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte.
A primeira parte do seminário contou com uma discussão ampla. Em seguida, os representantes de entidades de classe e de sindicatos rurais reuniram-se em salas reservadas para debater os temas específicos identificados na primeira etapa do encontro. Foram discutidos assuntos como meio ambiente, o sistema de escoamento dos produtos agrícolas e o novo código florestal brasileiro.
Um dos principais temas discutidos no seminário foi a insegurança na zona rural do Rio Grande do Norte, problema que atingiu níveis extremos nos últimos anos, conforme avaliação dos produtores. “Eu tenho medo de dormir em minha propriedade. O pior é saber que não estou sozinho nesse receio. O produtor rural está com medo e sem apoios dos governantes”, disse o presidente do Sistema FAERN/Senar, José Álvares Vieira.
Plenária sobre os temas
Depois das rodadas de discussões em salas setorizadas, os líderes dos grupos específicos se dirigiram ao salão principal e voltaram a realizar uma reunião conjunta, consolidando as propostas para os temas de relevância para a agropecuária norte-rio-grandense. “Essas questões servirão de base para o futuro governador. Ele terá que ler esse documento para conhecer a real situação do campo. Um dos pontos mais esperados é a isenção do ICMS [Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação] para a produção agropecuária. Isso fará nossa economia crescer”, lembrou o produtor rural Humberto Concentino, que representou o grupo que discutiu Política Agrícola.
A educação na zona rural e a segurança alimentar foram outros temas discutidos durante o encontro. “As nossas escolas rurais, salvo raríssimas exceções, estão em frangalhos. Outros estados, alguns até aqui do Nordeste, estão com uma situação melhor que a nossa. Estamos aqui contribuindo, propondo novas idéias sobre o tema”, ressaltou Gil Dutra Furtado, representante do grupo que discutiu a educação no campo.
A questão da segurança alimentar foi tema discutido no grupo liderado pelo representante do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Norte, Evádio Pereira. “O futuro governador deve incentivar e ajudar o produtor para que ele e sua propriedade tenham qualidade com o que planta ou produz. O mercado externo espera e cobra máxima qualidade”, reforçou Pereira.
Palavra final
“A participação de todos nas mesas de discussões e o empenho em analisar todos esses temas é muito importante. Somente assim daremos nossa contribuição para a democracia no campo. O sucesso do seminário é de todos. Agora vamos levar nossas propostas para os candidatos para que eles conheçam projetos reais e possíveis de serem aplicados no estado”, finalizou José Vieira.
Paulo Correia
Assessoria de imprensa do Sistema Faern/Senar
(84) 9986-7476 begin_of_the_skype_highlighting (84) 9986-7476 end_of_the_skype_highlighting
(84) 3342-0200 begin_of_the_skype_highlighting (84) 3342-0200
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça seu comentário