sexta-feira, 18 de junho de 2010

“Parábola dos Divinos Semeadores” será o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval 2011

Jorge Castanheira, Kátia Abreu e Paulo Viana
Presidente da FAERN José Vieira, Presidente da CNA  Kátia Abreu
 
Rio de Janeiro - A Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel lançou na noite desta sexta-feira, 28 de maio, seu enredo para o Carnaval carioca de 2011. O tema escolhido é “Parábola dos Divinos Semeadores”, que vai contar na avenida Marquês de Sapucaí a história e a importância da agropecuária brasileira. O evento contou com a presença de mil convidados na Cidade do Samba, no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa é resultado de parceria firmada em março deste ano entre a agremiação e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que vai investir R$ 2,6 milhões no desfile.

"Tenho certeza que a Mocidade Independente não vai mostrar apenas a agropecuária que produz: milho, soja, carne, leite, café, frutas. A Escola vai mostrar a verdadeira imagem da agricultura. Agricultura feita da forma correta, que prioriza a preservação do meio ambiente. Esta é a verdadeira imagem do setor e que vamos mostrar para o mundo.”, destacou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu. “O Brasil é o maior produtor de alimentos mundial e nunca deixou de lado a proteção ambiental. Desta forma, ganham a Mocidade e a CNA”, completou o presidente da agremiação, Paulo Viana.

A iniciativa foi muito bem recebida pelas pessoas que acompanharam o lançamento do enredo. ’Esta parceria é uma iniciativa muito valorosa da senadora Kátia Abreu de mostrar para a sociedade o verdadeiro valor da agropecuária”, destacou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira. “O Brasil sempre foi citado como celeiro do mundo. No Carnaval, 120 países que acompanham pela televisão essa festa maravilhosa vão poder saber mais sobre a força do campo, e do produtor rural”, enfatizou o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheira.

Quem também elogiou a iniciativa foi Maria Augusta, que já foi vencedora em vários carnavais como carnavalesca de escolas de samba e hoje é comentarista da TV Globo. “Eu nasci no interior e vivi no meio agropecuário. Há muito tempo não vejo nenhuma escola abordar esse tema e tenho certeza que a Mocidade vai representá-lo muito bem”, enfatizou.

Para Thatiana Pagung, que foi coroada rainha de bateria da Mocidade pelo quinto ano consecutivo, o enredo é extremamente oportuno. “O Carnaval, além de festa, é cultura. Vamos ter a oportunidade de mostrar um tema que é noticiado, mas muitas vezes passa desapercebido pelas pessoas”, afirmou.

A partir do lançamento do enredo, tem início todo o processo para desenvolver o tema da agremiação para o Carnaval do próximo ano. Haverá concurso para escolha do samba-enredo, ou seja, a composição que será interpretada no Sambódromo em 2011. Haverá, ainda, a elaboração das fantasias, alegorias e adereços, e a preparação para os outros quesitos exigidos no desfile das agremiações.

O carnavalesco da escola, Cid Carvalho, entregará a sinopse do enredo no próximo domingo, 30 de maio, na quadra da escola, às 16h, com palestra para os compositores. “Todos nós temos de entender que as raízes do samba foram plantadas pelas mesmas mãos que semearam os alimentos que comemos”, destacou.

A Mocidade Independente buscará em 2011o sexto título no Grupo Especial do Rio de Janeiro. A escola ganhou os carnavais de 1979, 1985, 1990, 1991 e 1996. “Vamos transmitir para o Brasil e para o mundo a força da agricultura e da pecuária e mostrar a integração do setor com o meio ambiente para tentar o hexacampeonato”, enfatizou o presidente da agremiação, Paulo Vianna.

Programação

A noite de lançamento do enredo da escola começou com apresentação do grupo "Estrela Negra", que cantou vários sucessos dos Carnavais dos últimos anos e os sambas-enredo cariocas. Houve destaque para a participação da Velha Guarda da Mocidade, que lembrou as composições que levaram a agremiação aos cinco títulos de campeã, e de Thiago Acácio, intérprete da versão mirim da escola, que subiu ao palco para empolgar os convidados.

A noite de lançamento teve, ainda, apresentação da Companhia Brasileira de Balé, coordenada pelo coreógrafo da comissão de frente da escola, Jorge Teixeira. Encerrando a noite, houve apresentação da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, com a participação dos intérpretes, passistas, a rainha de bateria e do casal de mestre-sala e porta-bandeira. 


Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109 1411/1419

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada