terça-feira, 18 de maio de 2010

Sindicato Patronal inicia Cursos em Lajes


            Começou na manhã desta segunda-feira (17) a etapa de Cursos realizados pelo Sindicato Patronal Rural de Lajes em parceria com o SENAR/RN e a Prefeitura de Lajes. O Presidente do Sindicato, César Militão, acompanhado da Secretaria de Agricultura do município, Gorete Santos, estiveram nos locais onde acontecem os Cursos para participar da abertura.
            No Salão Social da Igreja Assembléia de Deus acotece o Curso de Macramê, quinze mulheres participam do curso que é ministrado pela professora Severina Candido. Em conversa com o Blog ela nos fala que o artesanato é bastante antigo. Acredita-se que teve origem no século XIII com os navegantes Árabes. Todos sabemos que naquele tempo as viagens em alto-mar demoravam bastante tempo e os marinheiros precisavam ocupar o tempo deles quando não estavam trabalhando. A forma que eles encontraram para preencher o tempo foi fazer nós com as cordas dos navios.
O Macramê é uma arte tão bela e criativa que pode inspirar qualquer pessoa a fazer este tipo de artesanato, enfatiza Severina. O Macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinário ou ferramenta. Utiliza somente as mãos. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. A palavra Macramé significa "nó". Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Até hoje a arte de dar nós é muito apreciada pela habilidade do artesão e delicadeza do trabalho.
Curso de Polpa de Frutas
            O vereador César Militão também esteve no Assentamento 3 de Agosto onde acontece o Curso de Produção de Polpa de Frutas. Neste Curso, pessoas também do Distrito de Firmamento participam. O Curso é ministrado pela Tecnóloga de Alimentos, Lidiane Pereira. Ela nos diz que seus alunos irão ter acesso a informações de higienização individual, coletiva, utensílios das frutas local. Além disso, terão informações sobre valores nutricionais das frutas, conservação e alteração dos alimentos, fases do processamento, controle de qualidade e processamento da produção das polpas. O Curso deve terminar nesta terça-feira (18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada