sexta-feira, 23 de abril de 2010

Desafios da ovinocaprinocultura são discutidos em Brasília

Brasília – A primeira reunião conjunta dos integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi realizada nesta terça-feira, 20 de abril, em Brasília. Sanidade animal, capacitação de pessoal, ações de combate ao abate clandestino, tributação e o estudo do perfil da cadeia nacional de produção de ovinos e caprinos foram temas debatidos. A reunião foi realizada na sede da CNA.
Francisco Edílson Maia da Costa, presidente da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da CNA e da Câmara Setorial do MAPA, destacou que a sinergia entre os dois grupos é importante para permitir que a produção interna atenda melhor a demanda doméstica, especificamente no segmento de carne ovina. Costa explica que atualmente parcela de 94% do consumo interno é atendida com importações realizadas a partir do Uruguai. E esse alto índice de importações ocorre mesmo com tímido consumo per capita, que é de 560 gramas anuais.
No segmento de ovinos, portanto, há um desafio redobrado: ampliar a participação dos ovinos no mercado doméstico de carne e, simultaneamente, fortalecer a cadeia produtiva para que seja possível atender tal demanda. “O interesse do consumidor brasileiro chegou primeiro que a capacidade de expansão da criação de ovinos”, destacou o dirigente. O rebanho atual de ovinos é estimado em cerca de 25 milhões de cabeças, mas há condições de expansão, principalmente devido ao crescimento do interesse do mercado interno pela carne ovina. “Mas não podemos esquecer que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente”, alertou Costa.
“Este é o momento de amadurecimento de toda a cadeia produtiva”, afirmou o dirigente durante a reunião. O presidente da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da  CNA citou a importância de realização de dois focos de atuação que têm por objetivo promover a qualificação da produção de ovinos no Brasil: o programa nacional de melhoramento genético e o programa nacional de capacitação, ambos liderados pelo MAPA. Participaram da reunião representantes do MAPA e de instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e associações estaduais de criadores.
Foto: Divulgação/CNA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada