quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tranposição do São Francisco

Presidente da Faern visita obras da transposição do São Francisco

Atendendo convite da Federação das Indústrias do Ceará, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, integrou comitiva que visitou as obras da transposição do Rio São F...rancisco, ao lado do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, empresários e representantes de entidades sindicais dos estados de Pernambuco e Ceará.

A comitiva visitou as obras de construção do canal que percorrerá todo o sertão nordestino levando água do “Velho Chico” para os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Acompanhado de assessores técnicos da Faern, José Vieira conheceu as obras das estações de bombeamento de Salgueiro e Cabrobó, em Pernambuco, a barragem Jati, no Ceará, e etapas já concluídas do canal, constatando a retomada em ritmo acelerado dos trabalhos naquela região.

O ministro Francisco Teixeira informou que as obras da transposição não vão sofrer mais atrasos. Segundo o ministro, serão abertas novas frentes de trabalho no eixo leste no próximo mês. “Temos dois mil trabalhadores atuando neste trecho. Chegaremos a mais de três mil em abril e mais de 10 mil no total da obra. O empreendimento está totalmente mobilizado, para ser concluído em 2015”, afirmou Teixeira.

Para José Vieira, as obras da transposição representam um significativo avanço para o abastecimento de água nas regiões mais necessitadas. “Esta obra depois de concluída será como uma redenção para o homem do campo. Mas é importante que o Rio Grande do Norte faça os projetos necessários para integração das bacias do estado”, alertou.

As obras da barragem Jati, no Ceará, integram o Cinturão das Águas, um conjunto de obras que fará a integração de 12 bacias naquele estado e que já estão em ritmo avançado. Durante a visita, o Ministro Francisco Teixeira informou que as obras de canal que levará água para as bacias dos rios Piranhas e Apodi no Rio Grande do Norte serão licitadas em maio.

O Presidente da Faern aproveitou a oportunidade e formalizou convite para o ministro vir ao estado apresentar o cronograma das obras. “É uma oportunidade para a classe empresarial do Rio Grande do Norte, conhecer a realidade dessa obra magnífica”, comentou José Vieira. O presidente também destacou a necessidade das obras de integração das nossas bacias. “Se não tivermos esses projetos prontos corremos o risco de assistir a chegada das águas do São Francisco e, ao invés de atender a população, elas seguirem para o mar” alertou José Viera. A visita do Ministro Francisco Teixeira ao Rio Grande do Norte deverá ocorrer em maio.
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada