quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Programa Travessia Seca será ampliado para mais três estados


Lançado em outubro do ano passado no Tocantins, o Programa Sudeste Empreendedor - Travessia Seca será estendido para Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás nos próximos meses. O assunto foi debatido em uma reunião com os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) dos três estados, nesta terça-feira (18/2), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.
“No Tocantins temos uma área de seca e conseguimos recursos, em parceria com o Sebrae, para realizar o programa. Agora queremos estender isso para os nossos vizinhos que também sofrem com a falta de chuvas, como o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o Espírito Santo e Goiás. Nós apostamos nesse programa e contamos com a experiência de vocês para mudar esse jogo”, disse a presidente da Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil (CNA), Kátia Abreu, aos participantes do encontro.
Assim como já acontece na Bahia – que desenvolve o Programa Viver Bem no Semiárido –, e na Paraíba, onde o Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido foi iniciado, o Travessia Seca atua na região Sudeste do Tocantins. Os três programas fazem parte das ações promovidas pelo Sistema CNA/SENAR para criar estratégias tecnológicas e assistência técnica para amenizar os efeitos das secas prolongadas que acontecem nessas regiões.
“O objetivo é o mesmo, apenas assimilando as diferenças regionais. No Tocantins chove mais, mas o solo é raso e seca rápido, enquanto na Paraíba a terra é melhor, mas o índice pluviométrico é baixo”, explica o coordenador institucional do programa Sertão Empreendedor, Mário Borba. Segundo ele, as iniciativas desenvolvidas na Bahia já estão mostrando resultados e o projeto piloto do Sertão Empreendedor, que acontece em seis municípios da Paraíba (Cajazeiras, Piancó, Catolé do Rocha, Campina Grande, Juazeirinho e Santa Luzia), começará a atender as propriedades rurais selecionadas a partir de março.
A interação com o Sebrae Nacional e a matriz de ações mínimas por município participante foram outros temas debatidos na reunião. Para o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, a parceria está permitindo o avanço do Sertão Empreendedor, mas a construção dos projetos em nível estadual – entre os representantes das duas entidades – é fundamental para o crescimento do programa que pretende atingir 25% dos municípios do semiárido brasileiro (300 cidades).
“A interação com o Sebrae Nacional está muito bem fundamentada. Agora, essa ponte precisa ser feita nos estados para seguirmos avançando. Temos que trabalhar em questões estratégicas, como água e alimento, mas também em alternativas de renda e na mudança de comportamento dos produtores. É preciso tomar a atitude antes de ter o problema”, salienta.
Sudeste Empreendedor - Travessia Seca
O Programa Sudeste Empreendedor – Travessia Seca foi criado para atender, inicialmente, dois mil produtores de 27 municípios da região Sudeste do Tocantins. Promovido em parceria com o Sebrae e a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), vai estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população da região, constantemente afetada por secas e estiagens prolongadas. O programa vai promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais desta região por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com a seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada