segunda-feira, 25 de março de 2013

Novos treinamentos sobre benefícios previdenciários


Imagem Interna
Os Sindicatos Rurais do Espírito Santo e de Santa Catarina irão receber treinamentos sobre benefícios previdenciários – como aposentadoria rural, salário-maternidade, auxílio-doença e salário-família – nas próximas semanas. Os cursos acontecem nos dias 21 e 22 de março, no Espírito Santo, e 25 e 26 de março, em Santa Catarina.

As capacitações são uma iniciativa da Comissão de Trabalho e Previdência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e de representantes da Dataprev.

Em dois dias, os sindicatos rurais são treinados para incluir os segurados no Cadastro Nacional de Informações Sociais Rurais (CNIS Rural). A programação dos encontros prevê palestras sobre legislação, segurado especial (enquadramento), o CNIS Rural SE no Sistema CNA e apresentação do Sistema CNIS Rural SE pelo representante do INSS. São segurados especiais os agricultores familiares rurais que possuem até quatro módulos fiscais, sem empregados permanentes.

Os sindicatos rurais interessados em receber o treinamento devem preencher as fichas de inscrição nos links abaixo. Após o preenchimento, os documentos devem ser enviados para cna.comissao@cna.org.br até o dia 21/3 (para o treinamento no Espírito Santo) e até 25/3 (para o curso em Santa Catarina).

Espírito Santo - http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/FICHA DE INSCRIÇÃO - ES.doc

Santa Catarina - http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/FICHA DE INSCRIÇÃO _sc.doc

Segundo dados do INSS, aproximadamente 8,6 milhões de pessoas recebem a aposentadoria rural no Brasil. O complemento na renda, além de ajudar financeiramente, pode ser decisivo para fixar o homem no campo.

O Projeto de Inclusão Previdenciária no Campo é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado em 2011 entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Previdência Social e o INSS. Após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica já foram capacitados mais de 278 Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins, Santa Catarina, Amazonas, Acre, Ceará,  Minas Gerais. Atualmente 245 sindicatos do Sistema estão operando o CNIS Rural SE.

Os próximos estados a receberem o treinamento serão Pará, Maranhão e Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada