sábado, 16 de março de 2013

CNA promove palestra sobre aposentadoria rural em Belém


Produtores e trabalhadores rurais do Pará terão acesso aos seus direitos previdenciários com mais rapidez. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma palestra sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS Rural) nesta quarta-feira, 13 de março, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém (PA). O encontro foi direcionado para funcionários e presidentes de sindicatos rurais que serão os responsáveis por repassar as informações para o público rural.
A programação abordou temas como o funcionamento do programa e as condições para ser enquadrado no cadastro. O CNIS Rural contém todos os dados necessários para o reconhecimento automático de direitos, sem que os trabalhadores precisem apresentar comprovações quando forem requerer, por exemplo, aposentadorias, salário maternidade ou auxílio doença.
O evento foi coordenado pela assessora técnica da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, Dayana Peixoto. Ela apresentou os benefícios da parceria entre a CNA e a Previdência Social, que entre outras vantagens, facilita o atendimento aos segurados e melhora a forma de reconhecimento do direito aos benefícios dos pequenos produtores rurais. A reunião contou, ainda, com a participação da chefe da Divisão de Benefícios da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Belém, Antonia Lira Guerreiro, e da chefe do Serviço de Administração de Informações ao Segurado (Sais), Gregória Silva Lopes.
A palestra serviu de preparação para o treinamento que será promovido nos dias 18 e 19 de abril com os sindicatos rurais do estado. A meta é capacitar as entidades para que elas saibam como proceder para a inclusão dos segurados especiais do Sistema CNA. O conteúdo também prevê orientações sobre a contribuição sindical rural. A expectativa é que cerca de 80 sindicatos participem do curso. “Foram feitos acordos de cooperação técnica com outras entidades estaduais e os sindicatos funcionarão como postos de atendimento do INSS para os pequenos produtores rurais enquadrados como segurados especiais”, ressalta Dayana.
Em 2012, a CNA realizou treinamentos sobre o CNIS Rural no Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins, Santa Catarina, Amazonas, Acre, Ceará e Minas Gerais. Foram capacitados 278 sindicatos e 353 participantes. Atualmente, 245 instituições estão homologadas para a prestação deste serviço.
Sobre o CNIS Rural
O CNIS Rural é um banco de dados do governo federal, que reúne informações individualizadas de cada trabalhador brasileiro, principalmente dados cadastrais, vínculos e remunerações. É alimentado por várias fontes do próprio Governo provenientes de informações prestadas pelas empresas e contribuintes. Além de permitir o reconhecimento automático de direitos previdenciários, o cadastro dificulta a concessão de benefícios irregulares, permite melhor controle da arrecadação e serve de subsídio ao planejamento de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada