quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ANA autoriza uso de 1% do espelho d'água dos reservatórios para criação de peixes em tanque-rede

Imagem Interna
ITAJÁ - Depois de toda uma resistência oferecida pela instituição à proposta, finalmente houve concordância por parte da direção da Agência Nacional de Águas (ANA), na capital federal, no sentido de permitir o uso do manancial hídrico do principal reservatório artificial de água do Rio Grande do Norte para investimentos no segmento aquícola.

O órgão federal permitirá o aproveitamento de 1% do espelho d'água da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, Vale do Açu, com capacidade global de 2,4 bilhões de metros cúbicos, para projetos de criação de peixe em tanque-rede.

A informação foi prestada pelo presidente da Colônia de Pescadores do município de Itajá, o também vereador Francisco Siqueira de Brito, "Chico Siqueira" (PSB). O líder pesqueiro disse que a confirmação foi dada numa reunião realizada esta semana, na capital do Estado, com representantes do Ministério da Pesca, da Federação Estadual dos Pescadores do Rio Grande do Norte (Fepern) e da Confederação Nacional dos Pescadores (CNP). "Chico Siqueira" frisou que, no encontro, foi anunciado que os entraves burocráticos que existiam ao projeto, na ANA, foram superados.

"O único entrave era que a ANA afirmava que a água da barragem era imprópria para criação de peixes por conta da poluição", registrou. Para ele, o ponto de vista exposto pela instituição federal é discutível. "Como é que a água da barragem não pode servir para criar peixe em cativeiro, mas pode abastecer mais de 70 cidades do Estado através do programa de adutoras?", indagou. Registrou que, depois de toda uma série de reivindicações e discussões no plano federal, finalmente houve o aval da ANA para que uma parcela do reservatório possa acolher o projeto produtivo.

ESPAÇO

Segundo a explicação dada pelo presidente da Colônia de Pescadores, o percentual concedido pela instituição federal para exploração dentro da barragem pode parecer insignificante. "De imediato qualquer pessoa pode achar muito pouco o uso de somente 1% do espelho d'água para criação de peixe, mas ele será suficiente para a implantação de um total de mil tanques-redes", esclareceu.

"Chico Siqueira" disse que, com a aprovação por parte da ANA, o projeto voltado para o empreendimento começará a ser aperfeiçoado pela Colônia de Pescadores em parceria com a Fepern, a Confederação e o próprio Ministério da Pesca. "Creio que por todo o ano de 2012 o projeto aquícola poderá ser uma realidade", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada