sábado, 12 de junho de 2010

Sindicato Rural encerra Curso de Cultivo de Plantas Medicinais


Os moradores do bairro Boa Esperança foram comtemplados com mais um Curso realizado pelo SENAR através do Sindicato Rural Patronal de Lajes em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajes. Todos os participantes declararam ao Blog que gostaram muito do aprendizado que tiveram durante a semana.
Há muito tempo, as plantas medicinais têm sido usadas como forma alternativa ou complementar aos medicamentos da medicina tradicional. Estas são amplamente comercializadas em farmácias e supermercados em geral, por razões sociais ou econômicas. A crise econômica, o alto custo dos medicamentos industrializados, o difícil acesso da população à assistência médica e farmacêutica são possíveis fatores que levaram as pessoas a utilizar produtos de origem natural.
Em entrevista ao Blog do Robson, a educadora Tenessee Nunes nos explicou como é este trabalho, os seus objetivos e como colocar em pratica essa capacitação. “O uso das plantas medicinais tem que ser feito cuidadosamente, com muito critério, pois as mesmas não fazem milagres e podem levar à intoxicação daqueles indivíduos que desconhecem precauções e contra-indicações destas plantas. Às vezes se imagina que o produto, por ser natural, faz bem à saúde, mas a ignorância do conhecimento sobre os efeitos desejados ou não, pode ser desastroso, explica Tenessee.
Neste trabalho que desenvolvemos foram abordados os cuidados no cultivo, manipulação e consumo das plantas medicinais, juntamente com os erros e problemas mais comuns na sua utilização, visando um maior conhecimento das pessoas em relação ao modo adequado de plantá-las, colhê-las e usá-las para o bem estar comum.
O Presidente do Sindicato Rural de Lajes, César Militão esteve junto com a Secretaria de Educação do Município, Irene Martins; a Secretaria Adjunta, Rosa Costa; o diretor da Escola Municipal Arilda Antunes, Adomilson e a Agente de Saúde do bairro Boa Esperança, Aldezeneide. Na oportunidade César agradeceu aos participantes pelo empenho, além de enfatizar a parceria junto com a Prefeitura de Lajes na realização dos Cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada