segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FORNO DE XIQUE – XIQUE, MAIS UMA FERRAMENTA NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI – ÁRIDO NA REGIÃO CENTRAL


A fundação do Banco do Nordeste, junto com o SEBRAE em parceria com a ACOSC concluíram a construção de 08 (oito) fornos para a queima de espinhos de xique-xique na região central, os municípios atendidos foram Lajes – Ass. 03 de Agosto e Comunidade de Boa Vista, Fernando Pedrosa – Comunidade de Pelo Sinal II, Angicos – Comunidade de Rio Velho, Santana do Matos – Comunidade de Pixoré, Caiçara do Rio dos Ventos – Comunidade Renascer da Serra, Pedra Preta – Comunidade de Serra do Lombo e Afonso Bezerra – Associação Moacir Avelino.

Com o investimento de R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais), o homem do campo conta a partir de agora com mais uma ferramenta para o semi-árido.

O projeto é um estímulo ao uso racional do xique - xique, evitando assim a erradicação da planta que é uma importante reserva alimentar para o rebanho na época da escassez das pastagens, este trabalho de orientação ao cultivo e manejo da planta, foi desenvolvido pelo Sr. Fernando Viana Nobre, consultor técnico do SEBRAE, e teve também distribuição de cartilhas e folders para orientação do manejo e cultivo do xique – xique.

A idéia de construir o forno partiu do presidente da ACOSC Idalécio Pinheiro de Figueiredo que fez várias experiências em sua fazenda para chegar ao modelo ideal, e coube a INEAGRO CABUGI buscar junto ao Banco do Nordeste o apoio para difundir a tecnologia.

Por DEPARTAMANETO DE COMUNICAÇÃO de LAJES - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada