sábado, 21 de novembro de 2009

Presidente Sindicato César Militão solicita programa nacional do SENAR


 O ÚTERO É VIDA - Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero – tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
 
        O Programa é voltado especificamente para mulheres rurais em idade sexual ativa. 
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o número de casos novos de câncer do colo do útero esperados para o Brasil no ano de 2008 foi de 18.680, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres. No mundo esse número sobe para 500 mil novos casos. 

        Em cada evento são atendidas de 150 a 300 mulheres. Elas são cadastradas do Sistema CNA/ SENAR (cadastro social), em seguida encaminhadas para a coleta de material para exame de Papanicolau - a principal forma de detecção da doença e à palestras educativas, encerrando o seu atendimento no espaço beleza, onde podem optar por cortes, escovas e/ou manicure.
        Simultaneamente às atividades da mulher, acontece a Rua do lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer.
        Os resultados dos exames são divulgados a comunidade atendida em aproximadamente 15 dias. As mulheres que detectadas com alterações celulares são encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis. 

        DADOS DO PROGRAMA NO BRASIL:
        Entre os meses de Fevereiro e Maio de 2009 o Útero é Vida foi realizado em cinco cidades: Augustinópolis (TO), Batalha e Campo Maior (PI), Jaraguá (GO) e cidade satélite de Sobradinho II (DF).
        Durante os eventos, foram realizados aproximadamente 3.000 atendimentos, sendo 828 exames preventivos do câncer do colo do útero, 613 crianças na rua do lazer, 869 mulheres em palestras e atendimentos psicológicos e 633 no espaço beleza entre cortes, escovas e manicure.
        Além disso, foram distribuídos 1.888 lanches para os participantes do evento e 880 kits de beleza para as mulheres que fizeram o exame. 

        QUEM REALIZA?
        O Programa Útero é vida é realizado pelo SENAR e conta com um grande número de parceiros para execução do programa. O Sistema CNA/SENAR está de portas abertas para os que desejam colaborar com esse programa de transformação do Brasil e acredita que é possível chegar mais longe.

        Mais informações pelo e-mail: uteroevida@senar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada