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Avançar ou Retroceder?
Por Kátia Abreu
O país caminha célere rumo ao progresso e
à modernidade neste início de século. Hoje, o agronegócio é o motor
dessa nova trajetória nacional de sucesso, graças à sua visão,
tecnologia, capacidade de inovação e desenvolvimento.
Já vai longe a época em que o setor era
visto como símbolo do atraso e de incapacidade empresarial. Somos
competitivos internacionalmente e por todos reconhecidos.
A política agrícola dos anos anteriores
se resumia a uma disputa por anúncios de mais recursos, sem que os
instrumentos estivessem adequados à realidade da produção.
O seguro agrícola – instrumento eficaz
utilizado há décadas no primeiro mundo – era tratado como uma grande
benesse aos produtores quando, na verdade, ele protege um grande
patrimônio do país: sua agricultura, que produz alimento de qualidade a
preços baixos.
Nas duas últimas edições do Plano
Agrícola e Pecuário (PAP) deste governo, houve mudança de paradigma. No
PAP 2011/ 2012, houve aumento de 40% nos valores do seguro e, neste ano,
a alta foi de 70%.
Chegamos, enfim, ao bom senso: o seguro
agrícola não é mais uma questão dos produtores, mas do Estado
brasileiro. Mas ainda há muito a avançar, pois no patamar atual nem 40%
da safra estão cobertos. Nos EUA, o seguro cobre 86% da área plantada.
O PAP 2012/2013 se diferencia também por
incorporar, em grande medida, antigos pleitos dos produtores rurais,
como programas para armazenagem, irrigação e agricultura de baixo
carbono. Em especial, o Plano também abriu importante espaço ao apoiar a
pesquisa e a inovação por parte da iniciativa privada.
Tudo isto foi possível pela parceria
republicana de alto nível entre a representação dos produtores e o
governo federal. Uma parceria baseada no diálogo, no conhecimento da
realidade do setor agropecuário e na efetiva determinação de avançar.
Apesar de todo este esforço, que colocou
nossas cabeças no século XXI, estamos com os pés ainda atados a um
passado de conflitos e controvérsias que parecem intermináveis.
O campo brasileiro continua sendo palco
de embates medievais, que causam enorme dano à imagem internacional do
país e da produção brasileira.
No que toca à questão indígena, eles são
vítimas da colonização brasileira empreendida pelo Estado e pela
Igreja, com situações trágicas e desestruturação cultural e religiosa.
Os empreendedores rurais não são os responsáveis por isto. São as novas vítimas.
É sabido que a Funai, órgão criado pelo
Estado para tutelar o índio, não tem a isenção necessária a um ator que
se propõe a mediar conflitos com justiça e equidade. Visivelmente, atua
como militante indigenista e radical, tendo como alvo o produtor rural.
Consta do Manual do
Antropólogo-Coordenador da Funai, que os relatórios antropológicos de
identificação e demarcação devem estar direcionados à confirmação de uma
determinada área sob exame, como indígena. O manual não dá brecha a uma
atuação imparcial, que permita ao antropólogo de plantão questionar se a
área é, ou não, efetivamente indígena.
E é nestes termos que o relatório deve
ser elaborado, de modo a que sirva para o “convencimento do juiz”.
Evidente, portanto, que a Funai não pode ter o monopólio nos processos
de identificação e demarcação de terras indígenas. Falta-lhe a
imparcialidade.
As invasões indígenas em vários estados
da União, ferindo o direito de propriedade e ameaçando a integridade
física dos produtores, inclusive com uma morte dos próprios invasores
ocorrida no Mato Grosso do Sul, são um reflexo dos impasses de um país
que encontra dificuldade para seguir adiante.
A situação está fora de controle. O Estado Democrático de Direito está em questão.
O Brasil precisa se libertar das amarras
do seu passado, ingressando definitivamente no século XXI. Passou da
hora de se dar um basta nesta barbárie.
KÁTIA ABREU, 51, senadora
(PSD/TO) e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do
Brasil), escreve aos sábados na Folha de São Paulo.
Leia o artigo completo: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/112876-avancar-ou-retroceder.shtml
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