quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Presidente da Acosc diz que EXPOLAJES 2011 foi sucesso, ele conversa com Blog fazendo avaliação do evento

César Militão fala sobre EXPOLAJES 2011 fazendo agradecimentos
O Blog já fez diversas matérias sobre as atividades da Exposição, ainda não foi o suficiente para mostrarmos o tanto que aconteceu. Conversamos com o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão Central Cabugi (ACOSC), César Augusto de Medeiros Martins, que fez uma breve avaliação do evento que marcou, sendo considerado o maior em todas as edições. Ele nos diz que a Expolajes surpreendeu, teve a participação muito positiva da sociedade, assim como de produtores rurais, empresários e entidades.
RC: César, você poderia nos falar como foi o primeiro dia de Exposição, quais as atividades que foram realizadas?
César: A EXPOLAJES teve inicio na sexta (26) com a programação do Seminário das Cooperativas que contou com a presença de associações de toda a região central, este evento foi coordenado pelo Sescoop. O Torneio Leiteiro, um dos principais do estado teve premiação com mais de R$ 4.500,00 , onde contou com a participação de diversos produtores.
A solenidade de abertura da EXPOLAJES contou com a presença de autoridade de Lajes como prefeito, secretários, vereadores, deputados e representantes do governo do estado. Em seguida, pela noite, aconteceu os shows das bandas Cavalo de Aço, Pode Balançar, Zé Sanfoneiro e Forró Bom a Bessa.
RC: No sábado, sabemos que a programação foi grande, nos fale os pontos mais importantes:
César: Sobre a programação do sábado, dia 27, foi um dia muito movimentado, com programações em diversas áreas. O Dia de Campo, realizado pela EMATER que falou sobre Produção, Armazenamento de forragens, Ordenha e higiene. A presença de mais de 800 alunos de Lajes e da região central, além de alunos do IFRN, UFRN, EJA e UFERSA. Ainda no sábado pela manhã foi realizado um seminário sobre Agalaxia Contagiosa que contou com a presença de muitos produtores com uma palestra de Dr. Edizio (professor da Universidade de Campina Grande/PB).
Ainda pela tarde do sábado, aconteceu a corrida de Jegue contando com mais de vinte competidores da região e da grande Natal. Um dos eventos mais esperados na noite de sábado, foi o concurso da Rainha da EXPOLAJES 2011, com oito candidatas tendo a jovem Gilzelys Felix, vencedora do concurso. Por volta das 23h teve inicio o show das bandas Boneca Safada, Dedim Gouveia, Forró Cubano e Arrapazziada. Vale ressaltar que este ano batemos todos os recordes de público, na sexta foram mais de cinco mil pessoas e no sábado, quase oito mil.
RC: No domingo sabemos que foi o momento de encerramento, como foi?
César: Foi à reta final da Exposição, aconteceu o Torneio Pega Bode com trinta competidores, o evento distribuiu R$ 1.500,00 em prêmios. Em seguida no espaço da cultura a organização do evento realizou a entrega dos prêmios e troféus também do Torneio Leiteiro. Neste momento as autoridades e representantes de entidades fizeram uso da palavra onde agradeceram pela realização do evento.
RC: Tem algo a mais que você pode destacar, quais as considerações finais?
César: Olha Robson, posso destacar a Exposição de produtos artesanais da região que aconteceu durante todo o evento, além da exposição de Caprinos e Ovinos em geral e a II feira de ovinos e caprinos dos produtores da agricultura familiar, esse é um ponto muito importante, vermos pequenos trabalhadores mostrando o seu potencial. Também apresentação de um campo de Palma Adençada e  Irrigada dentro do Parque de Exposições onde os visitantes conheceram uma das alternativas alimentação para o Caprino, Ovino e Bovino. Este projeto foi coordenado pelo Sebrae.
Gostaria de aproveitar este espaço que você está nos dando, neste importante veiculo de comunicação no Rio Grande do Norte, para dizer que tudo só foi possível pelo apoio do prefeito Benes Leocádio e seus secretários, além de toda a equipe do governo do estado.
Gostaria de agradecer também aos diretores da Acosc, em especial ao coordenador da Expolajes 2011 o meu amigo Idálecio Pinheiro que nos deu total apoio. Agradeço a todos os nossos patrocinadores, o qual mostro nesta foto que vocês fizeram, como o Banco do Brasil, Sebrae, Banco do Nordeste, Senar, Faern, Ancoc, Irca, Apasa, Tinol, Agronorte e a Ineagro Cabugi.
Da Redação com Imagens da Redação

Missão técnica leva caprinocultores de Tauá e Quixadá para o Rio Grande do Norte

Na última semana, de quarta-feira a domingo, um grupo de produtores de Tauá e Quixadá participou de uma missão técnica no Rio Grande do Norte. Eles conheceram  pontos de captação e de beneficiamento de leite caprino e variados sistemas de criação e manejo dos rebanhos caprinos leiteiros em propriedades rurais nos municípios de Afonso Bezerra, Angicos, Macaíba e Lages.
Nesse último município, o grupo participou de oficinas de produção e armazenamento de forragens, plantio de palma adensada e seleção de matrizes e reprodutores e ainda assistiu uma palestra sobre uma doença perigosa para os caprinos, a agalaxia contagiosa, tudo durante a XVIII ExpoLages, a Exposição de Caprinos e Ovinos da Região Central, e a XIII Exposição da Cabra leiteira, promovida pela ACOSC (Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugí).
O Projeto de Inclusão Social da Caprinocultura Leiteira, que promoveu a missão técnica, é da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). No Ceará, é acompanhado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS) e executado pelo Instituto Agropolos do Ceará.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

EXPOLAJES 2011 é avaliada como a melhor em suas edições, ato de encerramento contou com a presença de autoridades e produtores

A edição de 18 da Exposição de Caprinos e Ovinos do Sertão Central Cabugi foi um sucesso e melhor de todas já realizadas, disse os organizadores do evento.

Com publico de aproximadamente dez mil pessoas, a EXPOLAJES 2011 fica marcada e consolidada como o melhor evento do gênero na região e um dos melhores do estado. A participação efetiva da sociedade como entidades rurais, educacionais, poder público, empresários e produtores foi importante no engrandecimento da exposição.
O presidente da Acosc, César MIlitão, agradeceu aos parceiros, e principalmente a Prefeitura de Lajes, representada pelo prefeito Benes e seu secretariado, que com 100% de sua estrutura se colocou a disposição para realização do evento. César também fez agradecimentos ao governo do estado, as secretários estaduais, aos patrocinadores e demais parceiros.
Militão disse que apesar das grandes dificuldades em realizar a exposição, tudo foi feito com muito sucesso. Ele disse que a dedicação e o amor ao trabalho de toda a equipe resulta no que todos viram nestes três dias de EXPOLAJES.
O prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, fez uso da palavra destacando a importância de investimentos na agricultura e, principalmente a caprinocultura. Jackson lamentou o que o governo do estado vem fazendo na sua politica administrativa quando coloca limites para a compra de leite dos pequenos produtores, fazendo assim um regresso do que deveria progredir.
Já o prefeito Benes Leocádio falou do sucesso da exposição, da ação da prefeitura no evento com a participação das secretarias quando não mediu esforços. Benes disse que está trabalhando no sentido de buscar recursos nas melhorias e ampliação da estrutura do Parque de Exposições. O chefe do executivo ainda declarou que existe uma grande possibilidade de no próximo ano ser realizada uma exposição mista, com a participação de bovino, aumentando significativamente o evento.
Outro ponto importante destacado por Benes Leocádio foi à questão da participação da agricultura familiar. Benes disse que muitas pessoas sempre falaram que a Acosc e a Exposição eram para os grandes produtores, empresários, pessoas que tem muito dinheiro. Léocádio disse que é absolutamente o contrario do que falam, tanto a Acosc como a Expolajes tem provado que todas as pessoas participam do evento, e a prova disso é resultado do torneio leiteiro quando um pequeno produtor (Bruno de Afonso Bezerra) é o grande campeão de um dos principais torneios do estado. Benes disse que ainda a muito para ser feito, politicas de incentivo precisam ser melhoras e os produtores terem acesso a ações que possam desenvolver.
Da Redação

Pesquisa personalizada