Os moradores do bairro Boa Esperança foram comtemplados com mais um Curso realizado pelo SENAR através do Sindicato Rural Patronal de Lajes em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajes. Todos os participantes declararam ao Blog que gostaram muito do aprendizado que tiveram durante a semana.
Há muito tempo, as plantas medicinais têm sido usadas como forma alternativa ou complementar aos medicamentos da medicina tradicional. Estas são amplamente comercializadas em farmácias e supermercados em geral, por razões sociais ou econômicas. A crise econômica, o alto custo dos medicamentos industrializados, o difícil acesso da população à assistência médica e farmacêutica são possíveis fatores que levaram as pessoas a utilizar produtos de origem natural.
Em entrevista ao Blog do Robson, a educadora Tenessee Nunes nos explicou como é este trabalho, os seus objetivos e como colocar em pratica essa capacitação. “O uso das plantas medicinais tem que ser feito cuidadosamente, com muito critério, pois as mesmas não fazem milagres e podem levar à intoxicação daqueles indivíduos que desconhecem precauções e contra-indicações destas plantas. Às vezes se imagina que o produto, por ser natural, faz bem à saúde, mas a ignorância do conhecimento sobre os efeitos desejados ou não, pode ser desastroso, explica Tenessee.
Neste trabalho que desenvolvemos foram abordados os cuidados no cultivo, manipulação e consumo das plantas medicinais, juntamente com os erros e problemas mais comuns na sua utilização, visando um maior conhecimento das pessoas em relação ao modo adequado de plantá-las, colhê-las e usá-las para o bem estar comum.
O Presidente do Sindicato Rural de Lajes, César Militão esteve junto com a Secretaria de Educação do Município, Irene Martins; a Secretaria Adjunta, Rosa Costa; o diretor da Escola Municipal Arilda Antunes, Adomilson e a Agente de Saúde do bairro Boa Esperança, Aldezeneide. Na oportunidade César agradeceu aos participantes pelo empenho, além de enfatizar a parceria junto com a Prefeitura de Lajes na realização dos Cursos.