Talvez um dos principais fatores que diferenciam nações desenvolvidas
das subdesenvolvidas é a escolha da sua matriz de transporte para
integração de seu território. Os países que priorizaram a matriz
ferroviária, quase que a totalidade se transformaram em nações
desenvolvidas. Por outro lado, os que priorizaram a matriz rodoviária
hoje são subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, à sua maioria.
Estivemos em Lajes/RN, distante 120 KM de Natal, para conhecer um pouco
da história da EFCRGN- Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte,
ramal Lajes - Caicó.
Por algumas horas de pedaladas esquecemos nosso mundo "contemporâneo" e
nos transportamos para o início do século XX. Há mais de um século
iniciava-se a construção da EFCRGN - Ramal Lajes-Caicó, com pontilhões,
fendas e um túnel de quase 200 metros de comprimento abandonados em
plena região central do RN. Segundo historiadores, em 1909, deu-se
início à construção do ramal Lajes - Caicó.
Saímos de Lajes e com apenas 2,5 KM já estávamos no primeiro local de
nossa, digamos, "expedição". Depois de entrarmos em uma estrada de
terra, bem à nossa frente, estava uma caixa d`água ainda de pé, desde o
início da construção do ramal. À sua frente, uma parede de um açude e,
logo após, o primeiro de vários pontilhões que encontraríamos nesse dia.
Caixa d`água do início da construção da EFCRGN ramal Lajes - Caicó |
Parede do açude onde passaria a estrada de ferro |
Pontilhão |
De lá, partimos para aquele que, sem dúvida, foi a maior estrutura que
encontramos nesse dia para receber uma ponte da estrada de ferro. Antes,
no caminho, encontramos duas fendas abertas entre as rochas. O
levantamento da estrada de ferro feito anteriormente e enviado ao GPS
batia exatamente com o que víamos in loco.
No caminho... |
Fenda nas rochas construída para a EFCRGN - ramal Lajes - Caicó. |
Visão mais aberta dá noção da distância e do trabalho para realizar tal obra |
O PONTILHÃO: Segundo pesquisas sobre o ramal, entre as cidades de
Lajes e Recanto (localidade de Cerro Corá/RN), distantes 15 KM, existem
cerca de 30 conjuntos de pontilhões, que receberiam pontes para a
passagem da EFCRGN Lajes - Caicó. Impressiona ao chegar no local, a
estrutura que foi construída e posteriormente abandonada. É fácil
perceber o quanto de recursos foi investido em tais construções, quantas
horas/homem trabalhadas foram necessárias para erguer tais estruturas e
até mesmo, em possíveis vidas perdidas, considerando-se o local de
difícil acesso e região inóspita.
O maior pontilhão que encontramos no percurso |
Detalhe da estrutura |
O TÚNEL: Após aproximadamente 25 KM pedalados, muitas idas e
vindas, conversas com moradores locais, eis que encontramos o principal
objetivo de nossa "expedição" sobre bicicletas. Parece fácil em apenas
duas linhas descrever como encontramos o túnel, mas chegar até uma de
suas entradas não foi tão fácil assim.
Conversas com moradores locais |
Nada tinha sido mapeado anteriormente e, em nossos GPS, havia apenas
arquivos de possíveis trajetos até uma de suas entradas. Resolvemos
deixar as bicicletas no leito de um rio e continuarmos a pé. Éramos
cinco: Eu, Gustavo, Luciano, Daril e Sheyla. Gustavo e Luciano foram na
frente, enquanto o resto ficava junto com as bikes. Depois de retornar e
terem encontrado a entrada do túnel, Gustavo e Luciano ficaram e fomos
Eu, Sheyla e Daril refazer o percurso.
Caminho até chegar à entrada do túnel |
Entrada do túnel abandonado |
Confesso que não resisti. Chegar até ali e ser testemunha ocular da
história e não entrar e cruzá-lo era impensável. Após passar pela
vegetação, um imenso túnel de 195 metros de comprimento se apresentava.
Enorme, imponente e de uma paz incrível. Seguimos em passos firmes e aos
poucos a luz do sol ia sumindo, até que escuridão e silêncio total
dominassem o ambiente. Sentíamos apenas o vento em nossos rostos e o
barulho dos morcegos, que por sinal, não eram poucos. Chegamos até a
outra extremidade e melhor...retornamos pelo túnel e refizemos o caminho
de volta até o local de partida.
Túnel de 195 metros de comprimento - Lajes/RN |
Entrada do Túnel |
Outra extremidade do túnel |
Caramba! Você viu isso! Show de bola! Foram muitas as expressões para o
que tínhamos acabado de presenciar. Mas nada se comparava ao que, agora,
tínhamos guardado em nossas memórias. Depois de "anestesiados" com a
descoberta do túnel, era hora de retornarmos à Lajes passando pelo Pico
do Cabugi. Foram 30 KM até o carro e muita coisa ainda por vir.
Retornamos por uma ótima estrada de terra ainda incompleta no projeto
tracksource e com o visual do Pico do Cabugi como plano de fundo.
Estrada de terra ainda não constante do projeto tracksource |
Pico do Cabugi como plano de fundo no retorno à Lajes/RN |
Durante o percurso de retorno ao local de partida, passamos por belos
lugares, açudes, boas estradas de terra, fazendas e com o Pico do Cabugi
se aproximando a cada quilômetro pedalado até chegarmos à Lajes/RN.
Açude em Lajes/RN |
Estradas de terra - Lajes/RN |
Fazenda - Lajes/RN |
Pico do Cabugi. Lajes/RN |
Foram 56 KM de muita história e de belas imagens. Fomos testemunhas
oculares de um passado não tão distante de nosso estado e de como obras
públicas são abandonadas ao sabor dos interesses políticos e econômicos.
O ramal da EFCRGN Lajes - Caicó não foi, infelizmente, o primeiro e não
será o último plano de desenvolvimento econômico e social em nosso
estado a ser esquecido pelos nossos governantes. Tudo está lá... Fendas
nas rochas, pontilhões, túneis que foram abandonados e esquecidos. Onde
nunca um trilho foi colocado, hoje é um local praticamente sem
habitantes. Certamente a conclusão dessa estrada de ferro traria
desenvolvimento para uma região tão sofrida que é a região central de
nosso estado.
Um grande abraço e até a próxima....
AGRADECIMENTO:
Gostaríamos de agradecer ao Levy Pereira pelo
levantamento preciso da EFCRGN com seus pontilhões, túneis e fendas
(cortes). Sem esses pontos de referência não podíamos ter descoberto
toda essa história. Tivemos que encurtar o percurso que tínhamos em
mente devido à falta de água, comida e tempo, mas em breve vamos dar
continuidade.
Gostaríamos também de aproveitar e lembrar aos colegas do pedal
que tenham interesse em fazer essa trilha, que levem bastante água,
barras, banana etc.. Esta é a região mais isolada
do nosso estado e com altas temperaturas que podem chegar facilmente aos
40 graus.
Sem esquecer, é claro, dos remendos, cola e câmaras sobressalentes. Na
verdade a melhor opção são os pneus sem câmaras (tubeless).
divirtam-se e bom pedal.
[],s
Gustavo Lyra.
Mais fotos visite a página do amigosdopedalrn no Facebook.
A EFCRGN RAMAL LAJES - CAICÓ:
Início da contrução em 1909 pela The Great Western;
Cidades que seriam beneficiadas: Lajes, Currais Novos, Acari, Caicó;
Trajeto modificado em 1911 e abandonado em 1921 para a construção do ramal Lajes - Macau;
FONTES DE PESQUISAS:
AUTOR: Wagner Rodrigues
Programa CONVERSANDO COM AUGUSTO MARANHÃO
A Estrada de Ferro Abandonada
Publicado em 27/06/2013
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