sexta-feira, 16 de março de 2012

Rosalba recebe agropecuaristas e fala em melhorias para o campo


Notícias

Imagem Interna
Nesta quinta-feira (15), no final da tarde, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo, representantes de Entidades ligadas ao agronegócio potiguar, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, o Sinproleite e a Anorc.

Na oportunidade, os representantes das instituições e o empresariado rural que compareceram ao encontro, fizeram um pedido a chefe do Executivo potiguar. Pediram que o Governo tomasse medidas mais eficazes com relação ao status da febre aftosa (que corre o sério risco de ser rebaixado de nível médio para risco desconhecido) no RN. “Pedimos um maior apoio aos técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), para que possam cumprir com mais rapidez as visitas no interior”, ressaltou o superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva (que compareceu a reunião em substituição ao presidente da Faern, José Álvares Vieira).

O presidente da Associação Norte Rio Grandense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira, informou que os membros da sua entidade ficaram satisfeitos com a reunião. “Estamos sem dúvida satisfeitos com a conversa entre o grupo e a governadora. Debatemos as questões do Programa do Leite, dos técnicos do Idiarn e também tocamos no assunto da febre aftosa”, enumerou Teixeira.

Segurança pública e pagamentos do Programa do Leite

Sensível ao pleito dos representantes, a governadora Rosalba Ciarlini elencou ações que serão adotadas para as áreas. Em relação ao Programa do Leite, foi realizada uma consulta imediata e a chefe do executivo estadual comunicou que todos os processos que estiverem em conformidade terão as cinco parcelas quitadas. Na área da segurança pública, a governadora garantiu que serão marcadas reuniões com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, e o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo para estender o Programa Sertão Seguro aos pontos mapeados, bem como o combate efetivo às drogas, “que estão por trás de toda a criminalidade”, segundo Rosalba Ciarlini.

A governadora falou ainda sobre o reforço das equipes do Idiarn para melhorar o controle fitossanitário e combater a doença do mormo e anemia infecciosa nos equinos. Sobre a inserção dos dois assentos no Conema (Tema proposto pelo presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, e outras entidades do agronegócio em julho de 2011), a governadora informou que serão tratados com o secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, que também é membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente, para discutir a inclusão de cadeiras para a pecuária e agricultura. Em relação às licenças ambientais, o Idema criará grupos de trabalhos para verificar o licenciamento e ainda há o trabalho de linha de financiamento junto ao Banco do Brasil.

Participaram da audiência a Anorc, Ancoc, Sistema Faern/Senar, Associação dos Criadores de Guzerá do Nordeste, Associação dos Criadores de Pardo Suíço do RN, Associação dos Criadores de Sindi do RN, Sindicatos dos Produtores de Leite e Carne do RN, Associação dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha do RN, Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do Rio Grande do Norte e Sindleite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada