Alunos acompanham informações de projeto em execução na Associação Dois Irmãos
Chegando à fase de conclusão do Curso Negocio Certo Rural que é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR), Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, Prefeitura de Lajes e SEBRAE, os alunos passam agora pela Consultoria que é realizado em projetos que estão sendo executados nas propriedades dos produtores. O curso de capacitação do Programa “Negócio Certo Rural” é voltado para produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural.
Com a proposta de auxiliar os produtores na gestão de suas propriedades e fomentar o empreendedorismo rural, por meio da capacitação, o Programa “Negócio Certo Rural” está sendo aplicado em Lajes, isso é fruto de uma parceria com o Sistema CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-RN.
Nesta quarta-feira (12) os alunos que foram divididos em grupos estiveram na Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável “Dois Irmãos”, de propriedade do senhor José dos Santos. Zé dos Santos, como é conhecido em Lajes, mostrou aos companheiros de turma em companhia do professor Canindé, como está funcionando o seu projeto de Avicultura onde apresenta bons resultados na produção e criação da Galinha Caipira.
Segundo José dos Santos, o projeto vem apresentando resultados positivos com lucros dentro da margem que foi projetada desde o inicio. O pequeno produtor mostrou aos companheiros de turma como funciona o sistema de criação dos animais ponto a ponto até o resultado final, quando é vendido.
“Tudo começa com a chegada de aves com um dia de nascido, passa por um processo de criação baseado em hidratação, vacinas e alimentação. Com acento e vinte dias a Galinha Caipira está pronta para a comercialização”, garante José dos Santos. O produtor foi interrogado pelos alunos que saíram da consultoria satisfeitos com o que foi apresentado.
O Presidente do Sindicato Patronal que é o articulador do curso, César Militão, acompanhou a aula de campo. Segundo César, a oportunidade que os produtores estão tendo é de fundamental importância para cada um melhorar na administração de seus projetos em suas terras. César disse que nesta quinta-feira (13) outra turma estará passando por outra consultoria que será realizada na propriedade do casal, Eliana Santos e Raimundo Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça seu comentário