Com a implementação do Programa Terra Adorada – Capacitação em Responsabilidade Ambiental Rural a CNA em parceria com o SENAR pretendem buscar mudanças de comportamento individual e coletivo, em adequação a realidade ambiental e perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população rural.
Não há dúvida que um modelo sustentável de agricultura, com a utilização do solo segundo sua capacidade, com a adoção de tecnologias adequadas voltadas a atender as necessidades dos produtores e consumidores é o que se pretende com as atividades agrícolas.
A Agricultura terá de caminhar no sentido de obter uma produção abundante, suficiente e econômica, porém respeitando os limites e funções adicionais de produzir simultaneamente conhecimentos sobre a própria produção, gerar empregos, contribuir para regenerar o meio ambiente local e regional e, em última instância, contribuir para a regeneração do planeta.
Conteúdo do Programa:
- Procedimentos que diminuam os impactos ambientais em ações relacionadas a atividades produtivas rurais;
- Destinação correta do lixo doméstico, animal e de lavouras evitando assim a poluição do solo, água e ar;
- Práticas corretas de uso do fogo, limpeza de pastagem, corte de madeira plantada, uso de motosserra à luz da lei de Crimes Ambientais;
- Principais crimes ambientais previstos na legislação (danos à fauna, às águas, atmosfera e ao solo) e principais punições previstas na legislação;
- Áreas de preservação permanente e principais infrações e punições previstas na lei;
- Áreas de reserva legal, limitações legais, principais infrações e punições previstas na lei;
- Ato declaratório ambiental e outorga do uso da água;
- Principais cuidados no uso de agrotóxicos;
- As legislações ambientais pertinentes ao setor rural, dentre outros temas.
Mais informações pelo e-mail: terraadorada@senar.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça seu comentário